Aprenda como criar sua Fan Page no Facebook

A página de empresa no Facebook é uma boa alternativa para criar relação mais amistosa entre marca e consumidor na Internet, além de exibir conteúdos exclusivos e oficiais. Veja por onde começar.

Compartilhe!

6 curtiram
 
Os brasileiros estão entre os que mais acessam as redes sociais no mun­do. Com todo esse público presente no meio virtual é essencial sua empresa ter uma estratégia organizada de relacionamento por meio da Internet.
 
As páginas no Facebook são importantes ferramentas de comunicação de uma empresa. Na maior rede social do mundo, você pode ter uma página exclusiva e convidar usuários para receberem suas atualizações.
 
É possível criar páginas relacionadas a diversos conteúdos. Você poderá construir uma página para sua empresa com o objetivo de promover ofertas de seus produtos e serviços. Independentemente do seu negócio, é extremamente provável que você irá encontrar alguém na rede que se interessa pelo seu produto ou serviço.
 
Alguns dados importantes sobre o Facebook:
  • Mais popular entre mulheres
  • Mais popular entre pessoas com 18 a 29 anos
  • 71% dos adultos online usam a rede social
Vale muito a pena marcar sua presença nessa plataforma, por isso, elaboramos um tutorial passo-a-passo de como criar sua página na rede social.
 

1. Acesse o Facebook/Crie sua conta
 
Se você ainda não possui um perfil para o Facebook vai precisar criar um para poder administrar sua Fan Page posteriormente.
Acesse o link https://www.facebook.com
Preencha todos os campos solicitados no formulário e clique em “Cadastre-se”.
Você não precisa criar um perfil para sua organização criaremos a diante uma Fan Page para isto.

 

 
2. Faça sua Fan Page
 
Fan page (Página de Fãs) é toda página no Facebook que podemos “Curtir” (like) para recebermos notificações de postagens.
Logado em seu perfil, clique na “setinha” superior direita e selecione “Criar Página”.
 

 
3. Escolha a categoria da sua página
 
Neste momento você precisa escolher o segmento da sua empresa, produto ou serviço.
 

 
Para escolher o segmento, procure o que melhor define o seu negócio.
  • Negócios locais ou Local: essa é uma opção para negócios pequenos e fixos, pois o foco do preenchimento desses dados, é no logradouro do negócio.
  • Empresa, organização ou instituição: uma boa escolha para empresas que gostariam de divulgar sua instituição.•Marca ou produto: ideal para quem quer lançar uma marca ou um produto específico.
  • Artista, banda ou figura pública: indicado para artistas ou pessoas que querem divulgar um trabalho como música, livros, quadros, etc.
  • Entretenimento: este segmento é para pessoas que tem como objetivo divulgar um programa de tv, uma rádio ou até mesmo falar de humor na fan page.
  • Causa ou comunidade: próprio para ONGs, defensores de alguma causa ou ação.
 
4. Preencha as informações solicitadas
 
Agora defina a categoria do segmento e ecolha o nome.
Lembrando que o nome só pode ser alterado uma vez após a primeira escolha, por este motivo é uma das decisões mais importantes nesta etapa da criação da fan page.
 

 
5. Configure sua página
 
Este passo é fundamental para o engajamento de sua página nas buscas da rede social, além de fornecer informações básicas sobre o conteúdo da página. Existem quatro passos para a configuração simples da página:
 
1 Sobre : adicione ramos de atividade, descrição e informações de contato.
2 Foto do perfil: escolha uma foto para o perfil de sua página.
3 Adicionar aos Favoritos: adicione um atalho nos favoritos de seu perfil pessoal no Facebook. Assim você poderá acessar a página com mais agilidade.
4 Público preferido para a Página: neste momento seu público é definido para facilitar a localização da sua fan page.
 

 
6. Sua página foi criada com sucesso
 
Ao concluir o passo-a-passo, sua página estará disponível para qualquer perfil no Facebook. Desta forma, você poderá divulgar seu conteúdo para milhões de perfis.
 
Claro que há configurações para serem feitas, mas com esses passos simples você já conseguirá ter sua Fan Page no ar para que todos possam curtir e receber suas publicações.
 

 

7. Planeje seu conteúdo

É importante saber exatamente o que você vai postar em sua Fan Page. Não poste qualquer tipo de conteúdo apenas para manter a página atualizada!
Você pode utilizar sua Fan Page para postar publicações com diferentes objetivos:

  • Informar seus clientes sobre o dia-a-dia da sua empresa
  • Fazer um clipping com notícias bacanas sobre o seu negócio
  • Publicar anúncios sobre produtos e promoções especiais
  • Oferecer material de apoio para capacitar seus clientes
  • Utilizar o ambiente para prestar um suporte direto ao seu cliente
Poste apenas coisas que dialoguem com seu público-alvo e com os interesses e necessidades que eles possuem. Paleneje, pesquise e poste apenas conteúdo de qualidade. Use bons títulos e sempre coloque imagens. Conteúdo visual recebe 37% mais curtidas e engajamento do que posts sem imagens.

8. Promova sua página

Publique ao menos cinco posts antes de convidar seus amigos e conhecidos a curtirem sua página. Uma vez que você fez isso, comece a promovê-la!

Convide pessoas para curtirem, coloque-a no seu site, crie promoções ou sorteio, as opções de divulgação são muitas. Escolha a que se encaixe melhor na estratégia da sua empresa.


9. Mensure seus resultados

Depois de tudo isso, é importante saber o que funcionou para sua Fan Page. O próprio Facebook te oferece relatórios sobre o que gerou engajamento, curtidas e fornece dados demográficos sobre o público que entrou em contato com sua página.

10. Não deixe se abater

Não desanime se sua Fan Page não trouxer resultados rápidos. Marketing Digital envolve esforço e planejamento e seus resultados aparecem a longo prazo. Inspire-se em páginas de sucesso e não desista! O Facebook, se bem utilizado, pode ser a base do seu sucesso nas Redes Sociais.

Baixe aqui o e-book Setup Social e confira o arquivo completo com mais dicas de como criar sua marca nas redes sociais.