5 passos para criar um Calendário Editorial

Aprenda a organizar a rotina de postagens da sua empresa nas redes sociais.

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Organização e disciplina são as práticas mais eficientes para se ter sucesso nas publicações das redes sociais. Reversar uma parte do seu tempo para planejar e criar um calendário editorial de postagens é a coisa mais importante que você precisa fazer para engajar sua audiência e atrair novos seguidores.

A produção de conteúdo é parte essencial de um plano de marketing digital eficiente e o calendário editorial é uma parte dessa organização dentro da estratégia da sua empresa. Para seu negócio prosperar na internet, ou fora dela, é preciso estar atento a três fatores:

  1. Na sua Buyer Persona (temos um post específico sobre este tema);
  2. Na produção do conteúdo relevante;
  3. Na divulgação deste conteúdo.

Após planejar sua estratégia inicial e iniciar o processo de produção de conteúdo para seu blog, site, podcast ou canal do youtube. É hora de criar seu calendário editorial, ele vai ajudar a manter suas ideias organizadas e evitar que você corra o risco de perdê-las.

Ao  usar um calendário editorial, você deixa de produzir de forma aleatória para executar um plano baseado em números e dados concretos. Além de, conseguir manter a frequência ideal de publicações, como consequência seu tráfego tende a aumentar consideravelmente.

Estrutura Ideal


O calendário editorial serve para que você possa entender tudo que foi e ainda será feito em termos de produção de conteúdo, para auxiliar nas tomadas de decisões. Confira alguns itens necessários na estrutura do calendário editorial, para que toda sua equipe, não só a equipe de produção de conteúdo e criação consiga se organizar melhor.

1 - Data da Publicação

Você pode utilizar um calendário pronto grátis, por exemplo o Google Agenda. No modelo de calendário do Google Agenda os dias da semana e as datas já vão estar listados.

Todos aqueles que possuem uma conta no GMail possuem também uma conta no Google Agenda. Para isso, conecte-se ao serviço com o seu login e senha, confirme seus dados e então você será levado à sua página inicial. A partir de então, será possível adicionar eventos e compromissos e para isso este aplicativo permite a criação de diversas agendas diferentes.


2 - Tema do Conteúdo

Geralmente os temas de conteúdos devem ser identificados com a palavra-chave principal, que será utilizada no artigo, infográfico ou no vídeo.

3 - Data de Lançamento de Produtos Próprios

Para que as datas de publicação e de divulgação de produtos próprios não se sobreponham, assim como as datas de lançamentos de produtos afiliados e eventos importantes do mercado. Vale a pena ficar atento à essas datas para não sobrecarregar os e-mail e redes sociais com tanta informação no mesmo dia ou na mesma semana.

4 - Horário da Publicação

Se você já tem um blog há algum tempo é provável que você já conheça alguns dias e horários mais acessados. Caso contrário, confira os horários de maior tráfego nas principais mídias sociais:

  • Facebook: das 13h às 17h, de segunda à sexta feira;
  • Instagram: das 17h às 18h, em dias úteis;
  • Twitter: das 13h às 15h, de segunda à sexta-feira;
  • LinkedIn: entre 17h e 18h, às terças e quintas-feiras
  • Google+: de 09h às 11h, em dias úteis;
  • Pinterest: 14h às 18h e 20h às 23h, de segunda à sexta-feira.

5 - Data da Entrega

Especificar no calendário a data de entrega da produção de conteúdo, é importante ter além da data de publicação, as datas de entrega como compromisso para sua equipe de produção de conteúdo.

Datas importantes como feriado e festas de fim de ano precisam constar no seu calendário. Não é recomendável realizar publicações em dias como esses, pois a audiência e a taxa de abertura de e-mails tende a ser menor.

O que fazer antes do Calendário Editorial


- Frequência de Postagens: Uma das maiores dúvidas de quem trabalha com produção de conteúdo é saber qual é a frequência ideal. Tenha em mente que a frequência ideal é aquela que você consegue manter, sem falhar, e principalmente sem comprometer a qualidade das suas publicações. Veja nossas sugestões de frequência de postagens.

  • Facebook: 3 à 10 vezes por semana;
  • Twitter: no mínimo 5 vezes por dia;
  • LinkedIn: 2 à 5 vezes por semana;
  • Instagram: 3 à 5 vezes por semana.

- Priorize Projetos: Tenha clareza a respeito de quais conteúdos não podem sofrer atrasos nas publicações, como por exemplo conteúdo de lançamentos de produtos. É normal que um planejamento de conteúdo a longo prazo sofra modificações, principalmente com as inovações e mudanças no mundo do marketing digital. O que pode gerar um retrabalho de organização do calendário editorial, não tenha medo de fazer mudanças no seu planejamento caso seja necessário.

- Tipos de Conteúdo: Para uma boa estratégia de produção de conteúdo, além de buscar temas interessantes e procurados na internet, você precisar ter uma variedade para o seu calendário editorial. Faça uma pesquisa com seu público alvo e defina quais são os tipos de formatos e o conteúdo que sua audiência prefere.

  • Formatos: artigos, quizzes, vídeos, áudios, infográficos e eBooks;
  • Conteúdos: informativos, emocionais, sociais.
Basta você escolher essas opções e começar a planejar com cuidado a sua estratégia de produção de conteúdo, todo trabalho inicial será recompensado no futuro com mais qualidade na entrega, consistência, frequência ideal para o seu negócio.

Se você não se sente preparado em montar seu próprio calendário editorial de postagens e deseja desenvolver campanhas de marketing digital mais avançadas, entre em contato conosco.