Como a Newsletter pode te ajudar no Marketing Digital?

Entenda como a Newsletter pode ser aplicada na estratégia de Marketing Digital da sua empresa.

Compartilhe!

2 curtiram

Dentro do ecossistema comunicacional, do Marketing Digital, existem diversas ferramentas importantes, uma delas é a Newsletter, que nada mais é que um boletim informativo digital utilizado para diferentes finalidades. Se você pensa em manter um bom relacionamento com seu cliente, conquistando a simpatia ao oferecer além do produto um conteúdo de qualidade a Newsletter é o modelo de comunicação bastante eficaz e de baixo custo, com maiores taxas de retorno, ideal para ajudar na fidelização de clientes e converter leads.

Quais são as vantagens?


Essa técnica de comunicação, pode trazer muitos benefícios para sua marca. As empresas que apostam por utilizar Newsletter na sua comunicação, conseguem boas ajudas nos seguintes aspectos:

  • Lançar mensagens de marca pouco intrusivas;
  • Gerar interesse sobre seus produtos ou serviços;
  • Conseguir lealdade dos antigos clientes;
  • Personalizar os e-mails de acordo ao perfil dos subscritores;
  • Oferecer via de comunicação direta e pessoal;
  • Produzir conteúdo valioso com desenho bonito;
  • Ficar perto dos usuários com mais frequência;
  • Fortalecer sua imagem e reputação online;
  • Fazer melhorias no processo de comunicação entre as partes;
  • Fomentar a possibilidade de receber feedback dos clientes;
  • Facilitar a conversão de subscritores em clientes;
  • Enviar informação virtual fácil de lembrar.

Por onde começar?


Iniciar a sua própria Newsletter pode ser muito mais fácil do que você pensa. Isto porque tudo o que você realmente precisa para começar a publicar a sua própria Newsletter é riqueza de conteúdo, auto resposta com o recurso de transmissão, e um blog ou site.

1. Conteúdo

Conteúdo interessante é a cereja do bolo. O marketing tem evoluído e o consumidor está cada vez mais exigente. Cada vez mais as pessoas estão abertas a se comunicarem via mídias online, através de seus smartphones, redes sociais, sites, blogs, etc, e a frequência desse conteúdo é relevante. Para produzir garantir um volume de conteúdo você pode compilar semanas de conteúdo com antecedência e, lentamente, fornecê-lo aos seus assinantes. Por exemplo, você pode compilar 100 dicas curtas num dia e dispensar 10 dicas uma vez por semana. Em outras palavras, você pode compilar 10 semanas de conteúdo em apenas um dia!

2. Auto Responder

O seu “auto responder” é o seu ativo. Você precisa de um “auto responder” automático para enviar os seus e-mails e edições de newsletter para os seus assinantes e armazenar a sua base de dados de pessoas que subscreveram a sua Newsletter. Um serviço que oferece a Newsletter com “auto responder” gratuito é o MailChimpCom ele é possível montar o layout da sua Newsletter e ainda configurar a opção de “auto responder” para até 2 mil contatos na lista porém um limite de envio de 12 mil e-mails, ou seja, se tiver uma lista com 2 mil contatos só poderia enviar 6 e-mails para cada uma dessas pessoas no mês.



3. Website

Você pode se surpreender ao saber que este seja um componente opcional. Em suma, existem editores de Newsletters que publicam os seus boletins sem um site. Mas, claro, ter o seu próprio site oferece enormes vantagens, tais como a capacidade de trazer mais assinantes, ter mais credibilidade e ter a sua Newsletter indexada nos motores de busca. Porém, se você tiver interesse em criar o seu próprio site e torna-lo um ponto de referência entre os consumidores, veja mais dicas no nosso post sobre Site e Loja Virtual.

Como a Newsletter ajuda na conversão de leads?


Agora você já entendeu que conteúdo é tudo, e que a Newsletter é um ótimo caminho para levar informações com assuntos relacionados à empresa que despertem o interesse do público em questão. Não de forma aleatória ou massificada, mas entregue para pessoas que escolheram receber determinados tipos de conteúdo da empresa. E é possível descobrir isso quando preenchem seu cadastro fornecido via formulário online.

Cuidado, para não se tornar um spam, clientes e leads só vão receber conteúdo que concordaram em receber e que realmente os interessa. Portanto, as taxas de abertura e conversão vão ser muito maiores do que em uma comunicação simplesmente massificada. Se a sua empresa ainda não faz o uso de Newsletter, tem interesse em ingressar porém não se sente confiante em iniciar por conta própria, o Backsite pode disponibilizar uma tecnologia ideal com ferramentas completas para comunicação do seu negócio. Invista na sua empresa. Entre em contato conosco.