Como fazer a integração de pagamentos no e-commerce?

Tire suas dúvidas sobre sistemas de pagamento online e escolha a melhor opção para a sua loja virtual.

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Quem tem e-commerce sabe que um dos fatores mais importantes para o bom desempenho das vendas são as formas de pagamento on-line oferecidas aos clientes. Ainda mais nos dias de hoje em que o consumidor está mais exigente e, caso não consiga realizar uma compra da forma para a qual se programou, muito provavelmente procurará a concorrência.

Por isso a integração de formas de pagamento da sua loja online é essencial! O processo pode ser realmente simples caso você utilize uma plataforma de e-commerce eficientes.  Para que você não tenha dores de cabeça na hora de fazer a integração de formas de pagamento, mostraremos neste post como unir as soluções mais comuns desse processo: os gateways e intermediadores de pagamentos.

O que são Gateways de Pagamentos?


Gateways de pagamentos são ligações diretas entre sua loja e instituições financeiras. É como se você utilizasse uma maquininha da Cielo para receber pagamentos via bandeira Elo.

  • Pontos positivos

Os pontos positivos desse meio de pagamento incluem taxas mais baratas, recebimentos rápidos e a possibilidade de oferecer condições especiais aos clientes, como parcelamentos sem juros.

  • Pontos negativos

Porém, é preciso fazer um contrato com cada bandeira de cartão de crédito separadamente, o que envolve um nível considerável de burocracia.

  • Perfil do usuário

A opção de Gateways é válida para quem trabalha com e-commerce e tem um volume realmente grande de vendas.

O que são Intermediadores de Pagamentos?


Intermediadores de pagamentos são fornecedores especialistas que fazem a mediação entre clientes, lojistas e instituições financeiras. Alguns exemplos conhecidos são: Moip, PagSeguro ou PayPal. Quando você escolhe esse modelo, o consumidor faz o pagamento via intermediador, que fica responsável por conferir a integridade da transação junto às bandeiras de cartão de créditos e bancos e repassar o valor da venda para o lojista, descontando taxas de administração.

  • Pontos positivos

A vantagem é que intermediadores possibilitam a aceitação de vários meios de pagamento de uma única vez, ou seja, você não precisa fazer contratos com cada bandeira de cartão ou banco.

  • Pontos negativos

Contudo, as taxas de administração de intermediadores são mais altas que as de um gateway e o tempo até o recebimento pode ser um pouco maior.

  • Perfil do usuário

Pode ser uma boa ideia para quem trabalha com pequenos e médios tipos de e-commerce, já que os intermediadores também oferecem sistemas antifraudes integrados.

Como integrar os pagamentos?


Quem administra um negócio costuma usar várias ferramentas digitais para fazer a gestão empresarial, como sistemas de CRM, gestão financeira, emissão de notas fiscais eletrônicas e muitos outros.

Caso seu sistema de pagamento online puder se integrar com eles por meio das chamadas APIs (protocolos da internet que integram sistemas), você poderá emitir notas fiscais automaticamente toda vez que um pagamento for aprovado, alterar a classificação de um lead em seu CRM, ou fazer lançamentos em seu sistema de gestão financeira, entre muitas outras integrações possíveis, sem tomar o tempo de um funcionário e ganhando mais produtividade.

Se você é iniciante no e-commerce, ou se já possui loja virtual, mas precisa aperfeiçoar seu conhecimento e quer profissionalizar adquirindo a tecnologia específica, entre em contato conosco.