Google Analytics: Dicas importantes para o seu negócio
Saiba como criar sua conta gratuita no Google Analytics e configurá-lo no seu site. Comece agora e utilizar esta ferramenta essencial para acompanhar as visitas e conversões da sua página na internet.
Compartilhe!
1 curtiu
O Google analytics é uma das mais conhecidas ferramentas de web análises, que são utilizadas para coleta, medição e análise dos dados da internet com o objetivo de entender e otimizar o uso da web. Essa ferramenta é muito conhecida pela sua facilidade de utilização e principalmente por ser gratuita. Existem outras empresas que também disponibilizam este serviço, algumas gratuitamente outras não.
Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários do seu site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.
Como são captados os dados?
O Google utiliza um sistema chamado “page tagging” que é uma marcação de página com códigos, que são mensurados quando o usuário carrega a página em seu tablet, computador ou smartphone. Quando você cria uma conta para analisar o seu site, são fornecidos códigos que deverão ser inseridos nas páginas, nas quais você precisa obter mensuração dos dados, esses códigos enviam informações para o servidor de análise.
Com essas informações você consegue visualizar mais de 80 relatórios, que permitem identificar:
Se seu cliente é fiel
Qual origem e quais sites estão trazendo mais clientes para o seu site
Qual a localidade do seu cliente
Como eles interagem
Em caso de e-comerce, qual página há o maior índice de abandono
Qual palavra chave o seu site está gerando mais conversão e vendas
Além de tudo é possível acompanhar em tempo real como está o trafego de usuários em seu site, entre outras diversas possibilidades. Por isso, é importante ter em mente quais são as informações valiosas para o seu negócio e selecionar relatórios que contribuem com informações relevantes ou você corre o risco de se perder em meio a tantos subsídios.
Como configurar e utilizar a ferramenta?
Para configurar sua conta você precisa acessar o endereço http://www.google.com/analytics fazer login ou criar uma conta e se inscrever na ferramenta.
Na sua inscrição você deverá colocar o nome da conta, o nome do website e a url que deseja obter informações. No caso, utilizamos uma demonstração.
Após preencher os dados do site será preciso selecionar uma opção de categoria, o fuso horário do país (Brasil) e o estado. Feito isto, clique em “Obter ID de acompanhamento”.
Automaticamente será fornecido o contrato do Google com os termos de serviço.
Pronto sua conta será criada e você será direcionado para página inicial do Google Analytics.
Na página inicial irá constar o seu “ID de Acompanhamento” e o seu “Código de Acompanhamento”, o código deverá estar presente em todas as suas páginas. Se você não possui conhecimento de como inserir o código em suas páginas na internet, entre em contato com agências ou empresas de marketing para te auxiliar com o serviço.
OBacksitepode ajudar sua empresa com a criação e monitoramento de site, blog, e-comerce e campanhas de marketing digital. Lembre-se, todos esses serviços sem monitoramento, não fazem o menor sentido, pois é preciso mensurar os resultados e avaliar a eficácia das ações. Entre em contato e faça seu orçamento.
Quais são os recursos disponíveis?
Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web. Veja algumas das informações que ele fornece:
Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual
Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso
Podemos afirmar que nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta. É um verdadeiro tutorial para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.
Agora que você já sabe o que é Google Analytics, não se esqueça de deixar este item em destaque no planejamento da sua empresa.