Impulsione seu negócio com Marketing de Conteúdo

Saiba mais sobre o guia para atrair visitantes, fidelizar clientes e vender mais.

Compartilhe!

1 curtiu

Será que o Marketing de Conteúdo funciona mesmo? Serve para todos? Sua empresa está pronta para iniciar? Diante de tantas opções, é isto que deve ser priorizado? Consigo suportar este investimento? Perguntas frequentes de muitos empreendedores para entender a relação entre gerar conteúdo educativo para internet e ao mesmo tempo divulgar a empresaSerá que o Marketing de Conteúdo funciona mesmo? Serve para todos? Sua empresa está pronta para iniciar?

Diante de tantas opções, é isto que deve ser priorizado? Consigo suportar este investimento? Perguntas frequentes de muitos empreendedores para entender a relação entre gerar conteúdo educativo para internet e ao mesmo tempo divulgar a empresa. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que foca na produção e distribuição de conteúdo rico, relevante e gratuito para atrair, engajar e vender para uma audiência específica.

Quais são as vantagens do Marketing de Conteúdo?


  • É 62% mais barato que o marketing convencional;
  • Mantém uma relação ativa e de confiança com os clientes;
  • Acelera o processo de venda pois educa e orienta os clientes;
  • Constrói um ativo para o seu negócio;
  • Possui resultados mensuráveis.

Por onde devo começar?


O primeiro grande desafio é gerar o conteúdo. Por mais óbvio que pareça é preciso ter em sua empresa uma ou mais pessoas com qualificações específicas para produzir o conteúdo, seja ele por escrito ou por vídeo. É necessário gerar as pautas simples e cabe aos especialistas do negócio proverem. Depois, é preciso revisar e publicar profissionalmente no blog, site e redes sociais.

Após a publicação, será necessária uma campanha de marketing digital para entregar o conteúdo até o público. As campanhas incluem principalmente a publicação no Facebook, Youtube e gestão de mídias patrocinadas. Para quem tem lista de e-mail qualificada, disparar uma newsletter também é eficaz. Depois de uns 6 meses, se tudo der certo, o Google pode indexar o post e trazer bons resultados nas buscas orgânicas. Mas a estratégia não pode ficar ancorada nisto. Sempre será necessário trabalhar a divulgação.

Existe um prazo de retorno?


Marketing de Conteúdo é um investimento que exige tempo para dar retorno. Logo que liberar a primeira publicação, se fizer campanhas para entregar o conteúdo ao seu público, já terá resultados interessantes. Mas o retorno de investimento pode demorar. Isto porque sem a otimização do Google o processo é muito caro, e também porque existe um tempo de aprendizado e ajustes. Em 6 meses bons números já podem ser vistos, mas um retorno mesmo, que seria o projeto pagar seus custos com lucro de vendas adicionais, pode levar mais de um ano.

Quais serão os meus riscos?


Seguindo o protocolo certo, com grande esforço interno e conteúdo relevante, os riscos serão reduzidos. Porém muitos projetos fracassam por:
  • Conteúdo ruim, sem relação direta com o negócio, e sem inteligência que leve ao passo de compra;
  • Não escrever, parece óbvio, mas os autores empolgados no início somem e o projeto para;
  • Achar que o Google vai resolver, esqueça, precisará de campanhas principalmente no primeiro ano;
  • Plataformas ruins, blog ou site que não fazem seu papel corretamente;
  • Concorrência forte, se na sua área os concorrentes já dominaram o marketing de conteúdo, o negócio pode complicar;
  • Querer dar todos os passos de uma única vez, planeje onde quer chegar, mas comece escrevendo bem, depois as campanhas, e assim por diante.

Quais será o meu investimento?


Pessoas, internas na empresa e externas em agência digital:
  • Autor: quem vai fomentar o conteúdo;
  • Redator: quem vai revisar e publicar de forma profissional;
  • Analista de marketing digital: quem vai ajudar a planejar as pautas, executar a performance com campanhas digitais e criar as jornadas de automação.

Plataformas:
  • Blog: onde o conteúdo será postado;
  • Site: para onde leva-se os leads para solicitar orçamento ou comprar;
  • Facebook: para fazer campanhas de alcance;
  • E-mail marketing e lista qualificada: também para gerar alcance. Se não tiver, terá que investir ainda mais em Facebook;
  • Ferramenta de automação.

Orçamento em mídia:
  • Para impulsionar as publicações.

É preciso automatizar o processo?


Assim que sua empresa tiver a compreensão de que as pautas estão no caminho correto e que a equipe está preparada para gerar conteúdo, você deve investir em automatizar o processo. E quando contratar a ferramenta de automação? Caso já tenha uma lista de e-mail com pelo menos uns 3 mil e-mails qualificados, já se pode contratar no momento inicial do marketing de conteúdo, pois as soluções de automação farão o disparo de newsletter também.

Outro benefício de ter a ferramenta no início, mesmo sem configurar jornadas, é rastrear os leads que passam pelo site, e gerar um histórico. Mas “eu quero por que quero” sair do zero já com automação, posso? Sugerimos então contratar uma empresa especializada que tenha experiência para realizar com qualidade todas as etapas do processo.

O Backsite pode disponibilizar para sua empresa além da solução em Marketing de Conteúdo, uma plataforma única de e-mail marketing com opções de disparos automáticos, acompanhamento de relatórios que você poderá visualizar onde preferir, no seu computador, tablet ou celular. Tenha todo suporte para trabalhar com marketing na sua empresa. Entre em contato conosco.