9 passos para potencializar seu negócio com o Funil de Vendas
Venda mais em menos tempo! Conheça as técnicas do funil de vendas e aproveite todas as oportunidades.
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Aquele famoso plano de metas do Juscelino Kubitscheck, 50 anos em 5, é o sonho de todo gestor comercial que quer transformar sua equipe em uma máquina de vendas. Mas acredite, este trabalho é possível! O primeiro passo é criar um processo. Se existe uma receita para o sucesso em vendas, ela se resume em criar um processo e executá-lo do início ao fim.
Para ter sucesso, este processo deve abordar mais do que técnicas de CRM, e sim o modo visual de como a equipe comercial gerencia as oportunidades dentro do fluxo de vendas, adotando etapas que irão orientar os próximos passos. Por isso, a necessidade de construir o “Funil de Vendas”, este é um termo técnico, mas a ideia é bem simples de ser compreendida.
O que é o Funil de Vendas?
O funil de vendas é, essencialmente, o que a indústria se refere como uma jornada do cliente. Começa no momento em que acontece o primeiro contato do “lead” com a sua marca, e termina com a compra ou não dos seus produtos e serviços.
Consideramos “lead” todo contato cadastrado na base de dados da sua empresa. Quando um contato demonstra interesse em fazer novos negócios, ele deixa de ser tratado como “lead” e se transforma em “prospect” (potencial cliente), e assim por diante até se tornar cliente de fato. É importante ressaltar que nem todos os contatos se tornam clientes, porém todos são trabalhados para este objetivo.
Quais são as etapas do Funil de Vendas?
O funil é uma forma de tratar a massa de oportunidades conforme seu estágio. Ao dividir um grande número de oportunidades em 9 grupos pode-se dar o devido tratamento para cada oportunidade conforme seu estágio. E assim direcionar os profissionais melhores qualificados para tratar cada estágio.
Desta forma, os contatos cadastrados na base de dados da sua empresa serão classificados em 9 etapas até chegar no final do processo. São eles: Prospecção > Análise > Escopo > Proposta > Apresentação > Negociação > Fechamento > Contrato > CRM.
Quando devo usar o Funil de Vendas?
As vendas na internet, em geral, podem ser realizadas de duas maneiras, direta ou indireta. Quando abordamos a necessidade de se trabalhar com funil de vendas é especificamente para vendas diretas mais sofisticadas, em que é necessário uma “negociação” humana sem o intermédio de uma loja virtual.
Para vender um imóvel, um automóvel, ou outro projeto mais sofisticado é preciso analisar todos os contatos e iniciar o processo de vendas de maneira elaborada, classificando com eficiência as oportunidades, organizando cada uma delas conforme sua qualificação para vendas.
Como usar o Funil de Vendas?
Depois de conhecer o funil de vendas é possível colocar os estágios em ordem crescente, e assim, criar processos para mover as oportunidades pelo funil. Existem atividades específicas para o tratamento de cada oportunidade em cada estágio, com o objetivo de promoção, engajamento, qualificação, etc.
Podemos dizer que o funil de vendas é o panorama da estabilidade da sua área comercial. Ao olhar para ele é possível enxergar o raio x das vendas, planejar o futuro e até mesmo corrigir possíveis imperfeições. Conheça as métricas do funil de vendas e entenda como anda a saúde e o desempenho da sua empresa.
Métricas básicas para o Funil de Vendas
O formato do funil
Volume global das oportunidades no topo
A taxa de conversão de cima para baixo
Tempo percorrido do começo ao fim da venda
Com relação ao volume das oportunidades no topo do funil, existem páginas na internet que colaboram com a lista de contatos para iniciar o processo, por exemplo, site de Sindicatos, IBGE, Associação Comercial ou Sebrae possuem essas informações.
Uma dica grátis é acessar sites de guia de empresas para obter leads e trabalhar a atração para o funil. O endereço www.entrei.net é um bom exemplo para procurar as oportunidades por região.
Quando você enxerga o funil não apenas como uma representação visual, mas como um gráfico você sabe que ali existem informações valiosas sobre as suas vendas e seus potenciais resultados.
Portanto, monitorar o funil de vendas para prever a quantidade de leads iniciantes, a qualidade dos seus prospects em andamento, e principalmente o tempo que os contatos passam em cada etapa vai auxiliar você a enxergar quais oportunidades estão surgindo.
Olhe para o funil, e passe algum tempo olhando as métricas que você pode mensurar. São essas métricas que garantem suas vendas.
O Backsite possui uma ferramenta específica de Funil de Vendas para fazer o gerenciamento comercial dos clientes, o sistema oferece controle de vendas completo para sua empresa. Com ele você pode acompanhar todas as etapas do funil, de maneira individual, até o fechamento da venda.
No menu superior é possível visualizar 3 categorias (pré-venda/venda/pós-venda) e logo abaixo o fluxo com as 9 etapas do funil. Quando você quiser visualizar os contatos por etapa, basta clicar no ícone e a ferramenta irá mostrar os status, as oportunidades, a data prevista para entrar em contato e os telefones.
Além de proporcionar um sistema de gestão de vendas completo, com a ferramenta do Backsite você pode monitorar as métricas comerciais do seu negócio em tempo real, direto do celular, através do App Indicadores. Simplifique a gestão dos seus negócios, entre em contato conosco e faça um orçamento.