9 passos para potencializar seu negócio com o Funil de Vendas

Venda mais em menos tempo! Conheça as técnicas do funil de vendas e aproveite todas as oportunidades.

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Aquele famoso plano de metas do Juscelino Kubitscheck, 50 anos em 5, é o sonho de todo gestor comercial que quer transformar sua equipe em uma máquina de vendas. Mas acredite, este trabalho é possível! O primeiro passo é criar um processo. Se existe uma receita para o sucesso em vendas, ela se resume em criar um processo e executá-lo do início ao fim.
 
Para ter sucesso, este processo deve abordar mais do que técnicas de CRM, e sim o modo visual de como a equipe comercial gerencia as oportunidades dentro do fluxo de vendas, adotando etapas que irão orientar os próximos passos. Por isso, a necessidade de construir o “Funil de Vendas”, este é um termo técnico, mas a ideia é bem simples de ser compreendida.
 

O que é o Funil de Vendas?

 
O funil de vendas é, essencialmente, o que a indústria se refere como uma jornada do cliente. Começa no momento em que acontece o primeiro contato do “lead” com a sua marca, e termina com a compra ou não dos seus produtos e serviços.

Consideramos “lead” todo contato cadastrado na base de dados da sua empresa. Quando um contato demonstra interesse em fazer novos negócios, ele deixa de ser tratado como “lead” e se transforma em “prospect” (potencial cliente), e assim por diante até se tornar cliente de fato. É importante ressaltar que nem todos os contatos se tornam clientes, porém todos são trabalhados para este objetivo.
 

Quais são as etapas do Funil de Vendas?

 
O funil é uma forma de tratar a massa de oportunidades conforme seu estágio. Ao dividir um grande número de oportunidades em 9 grupos pode-se dar o devido tratamento para cada oportunidade conforme seu estágio. E assim direcionar os profissionais melhores qualificados para tratar cada estágio.
 
Desta forma, os contatos cadastrados na base de dados da sua empresa serão classificados em 9 etapas até chegar no final do processo. São eles: Prospecção > Análise > Escopo > Proposta > Apresentação > Negociação > Fechamento > Contrato > CRM.
 

 

Quando devo usar o Funil de Vendas?

 
As vendas na internet, em geral, podem ser realizadas de duas maneiras, direta ou indireta. Quando abordamos a necessidade de se trabalhar com funil de vendas é especificamente para vendas diretas mais sofisticadas, em que é necessário uma “negociação” humana sem o intermédio de uma loja virtual.
 
Para vender um imóvel, um automóvel, ou outro projeto mais sofisticado é preciso analisar todos os contatos e iniciar o processo de vendas de maneira elaborada, classificando com eficiência as oportunidades, organizando cada uma delas conforme sua qualificação para vendas.
 

Como usar o Funil de Vendas?

 
Depois de conhecer o funil de vendas é possível colocar os estágios em ordem crescente, e assim, criar processos para mover as oportunidades pelo funil. Existem atividades específicas para o tratamento de cada oportunidade em cada estágio, com o objetivo de promoção, engajamento, qualificação, etc.
 
Podemos dizer que o funil de vendas é o panorama da estabilidade da sua área comercial. Ao olhar para ele é possível enxergar o raio x das vendas, planejar o futuro e até mesmo corrigir possíveis imperfeições. Conheça as métricas do funil de vendas e entenda como anda a saúde e o desempenho da sua empresa.
 

Métricas básicas para o Funil de Vendas


  • O formato do funil
  • Volume global das oportunidades no topo
  • A taxa de conversão de cima para baixo
  • Tempo percorrido do começo ao fim da venda
Com relação ao volume das oportunidades no topo do funil, existem páginas na internet que colaboram com a lista de contatos para iniciar o processo, por exemplo, site de Sindicatos, IBGE, Associação Comercial ou Sebrae possuem essas informações.
 
Uma dica grátis é acessar sites de guia de empresas para obter leads e trabalhar a atração para o funil. O endereço www.entrei.net é um bom exemplo para procurar as oportunidades por região.
 

 
Quando você enxerga o funil não apenas como uma representação visual, mas como um gráfico você sabe que ali existem informações valiosas sobre as suas vendas e seus potenciais resultados.
 
Portanto, monitorar o funil de vendas para prever a quantidade de leads iniciantes, a qualidade dos seus prospects em andamento, e principalmente o tempo que os contatos passam em cada etapa vai auxiliar você a enxergar quais oportunidades estão surgindo.
 
Olhe para o funil, e passe algum tempo olhando as métricas que você pode mensurar. São essas métricas que garantem suas vendas.
 
O Backsite possui uma ferramenta específica de Funil de Vendas para fazer o gerenciamento comercial dos clientes, o sistema oferece controle de vendas completo para sua empresa. Com ele você pode acompanhar todas as etapas do funil, de maneira individual, até o fechamento da venda.
 
No menu superior é possível visualizar 3 categorias (pré-venda/venda/pós-venda) e logo abaixo o fluxo com as 9 etapas do funil. Quando você quiser visualizar os contatos por etapa, basta clicar no ícone e a ferramenta irá mostrar os status, as oportunidades, a data prevista para entrar em contato e os telefones.
 
Além de proporcionar um sistema de gestão de vendas completo, com a ferramenta do Backsite você pode monitorar as métricas comerciais do seu negócio em tempo real, direto do celular, através do App Indicadores. Simplifique a gestão dos seus negócios, entre em contato conosco e faça um orçamento.
 

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