- Marketing

Por que usar Outbound Marketing na sua empresa?

Outbound significa saída, logo Outbound Marketing significa marketing de saída, também conhecido como marketing tradicional. Tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos.

A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não gerar o interesse genuíno do cliente pela sua empresa, isso é Inbound Marketing, como já descrevemos no post: Como atrair novos clientes para seu site e ampliar a reputação da sua marca.

Já ouviu falar da famosa frase de Mário Quintana “O segredo é não correr atrás das borboletas, e sim cuidar do jardim para que elas venham até você”? Podemos dizer que o Inbound prepara o jardim, enquanto o Outbound corre atrás das borboletas.

O Outbound Marketing se popularizou nas propagandas em veículos de comunicação: rádio, TV, jornais, revistas, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Quais são as principais estratégias?


  • E-mail Marketing
O e-mail marketing tradicional, com ofertas de produtos e serviços, é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet.

  • Telemarketing
A prospecção ativa de clientes através do telefone e a criação de roteiros para essa conversa são tarefas deste tipo de estratégia.

  • Links Patrocinados
Criar anúncios para buscadores de forma a atrair tráfego para o seu site ou fanpage é uma estratégia de Outbound. Links patrocinados no Google ficam com uma grande fatia dos orçamentos de marketing digital atualmente.

É uma forma muito boa de aparecer para as pessoas que procuram seu produto na internet, mas quanto mais buscada sua palavra-chave for, mais dinheiro você vai gastar.


  • Anúncios em Mídias Sociais
Assim como os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais também são considerados prospecção ativa de leads.

O Facebook é um ótimo lugar para anunciar porque é muito preciso na segmentação do público. Ele permite definir exatamente quem receberá sua propaganda e você pagar por ela apenas quando a pessoa fizer uma ação.

O lado ruim é que, como o algoritmo do Facebook vive mudando, as empresas terão que investir cada vez mais dinheiro para que as pessoas vejam suas publicações.


  • Eventos
Eventos são uma ótima oportunidade para alcançar seu público, principalmente os eventos de nicho, que terão grande presença do seu target.

Se tiver condições, patrocine um evento e coloque sua marca em tudo, assim você será lembrado pelo quando olharem para o brinde. Uma coisa simples como uma caneta, usa o tempo todo.


  • Promotoria de Vendas
Não existe abordagem mais direta do que ter uma pessoa oferecendo seu produto para outras pessoas. O fator humano pode ajudar, mas vai depender dos vendedores escolhidos.

Nesse caso o investimento é na equipe, que precisa ter muito jogo de cintura e poder de convencimento para conseguir fechar uma venda.


  • Mala Direta
Muita gente acha que correio é uma coisa antiquada, mas dependendo do seu negócio pode ser uma boa forma de cativar o público.

As pessoas adoram receber coisas e, em tempos em que tudo é feito por internet, mandar algo palpável para um potencial cliente pode fazer toda a diferença.

Como colocar em prática?

Para colocar em prática ações de Outbound Marketing, você pode começar pelo e-mail marketing e utilizar o Mailchimp, que é uma plataforma de envio de e-mail marketing, umas das mais eficazes da atualidade.

Em apenas 20 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de Internet pode criar e enviar uma campanha dentro do site. Simples e rápido. O mais bacana é que o Mailchimp te permite 12.000 disparos grátis.

Para iniciar acesse https://mailchimp.com/

1. Cadastro: Vá em Create Account. Insira seu e-mail, escolha seu username e sua senha.

Valide o email que o Mailchimp te enviar e faça o login. Logo no primeiro acesso será necessário preencher dados básicos como endereço, nome completo e etc.



2. Crie uma lista: Clique em Lists e Create Lists.

Dica: Uma boa lista é o segredo do disparos de e-mail marketing. Sendo assim, mailings comprados viram spam e o Mailchimp é inteligente suficientemente para banir o acesso das listas ruins. Importante ter certeza da qualidade da lista.

Nomeie a lista. Cadastre um e-mail para devolução de mensagens e informe o porquê do destinatário estar recebendo esse e-mail.

Para preencher os contatos nas listas é possível: digitar os e-mails um a um, usar ferramentas como o Google Contacts diretamente e fazer o Upload rápido no sistema usando um arquivo csv. do Microsoft Excel (forma mais eficaz).



3. Crie sua campanha: Clique no menu Campaign, em seguida Create Campaign. Escolha a opção Create na E-mail.


Selecione a lista que você importou da campanha e clique em Next Step – Setup.

Nomeie a campanha e confira os dados pré cadastrados. Nesta etapa é possível fazer uma conexão com o Facebook, Google Analytics e Twitter. Se tudo estiver correto clique em Next Step – Design.



Selecione o modelo do template. Se tiver um modelo próprio é possível usar através de um upload também.


Edite o conteúdo do e-mail. Os templates estão preparados para edição de fotos, textos e links. Bem fácil. Clique no box correspondente e edite as informações que serão visualizadas no e-mail marketing. Dentro de cada box é possível inserir links, fotos e cores. Confirme as configurações e clique em Next Step – Plain Text.


Antes de enviar os emails é muito importante visualisar o layout e ainda assim enviar um email de teste para verificar se urls, imagens e textos estão funcionando corretamente. Faça um Preview para ver a “cara” do email. Em Schedule podemos programar o envio para diferentes horários.


Após os testes e ajustes é hora do disparo. Clique em Send Now para enviar.


É parte essencial do sucesso de toda campanha acompanhar os relatórios e obter dados sobre o andamento dela. No menu Reports é possível gerenciar a campanha em tempo real. Lembre-se que campanha boa é aquela que possui antes de tudo, um bom mailing (lista).

Se você não se sente confiável em realizar o passo a passo no Mailchimp, por se tratar de uma ferramenta para iniciantes, ou se sua empresa necessita de uma plataforma profissional de disparos de E-mail Marketing, o Backsite pode te auxiliar nesse processo.

O Backsite pode disponibilizar para sua empresa além do sistema de gestão, uma plataforma única de e-mail marketing com opções de disparos automáticos, acompanhamento de relatórios que você poderá visualizar onde preferir, no seu computador, tablet ou celular. Tenha sua própria ferramenta de E-mail Marketing, invista no seu negócio. Entre em contato conosco.
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