Nutrição de Leads, saiba como se beneficiar dessa técnica

Conheça uma das práticas mais importante do marketing de relacionamento.

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Nutrição de Leads, nada mais é que a maneira como você trata as pessoas que procuram seu negócio. Você já pensou em como nutrir essas pessoas para que no futuro elas venham a fazer negócio com sua empresa novamente? Basicamente, nutrição de leads é a ação de atrair pessoas para o seu negócio e “proporcionar” ou “entregar” para essas pessoas, conteúdos/serviços que essas pessoas precisam para se tornar um cliente fidelizado a sua marca/empresa.


Exemplo prático


Imagine que você está navegando na Internet interessado em talvez, um dia viajar para Los Angeles, e você começa a pesquisar informações de viagens para o seu destino, como por exemplo: preços, passagens, hotéis, pontos turísticos. Mas você não está pronto para visitar Los Angeles e nem tem pretensão de data específica para realizar a viagem.

Durante essa pesquisa você acessa um blog com informações de viagens, e continua navegando, após um tempo você salva esse blog nos seus favoritos e começa a ler esse blog talvez uma vez por semana, ou uma vez por mês. Esse blog te oferece um e-book com dicas dos 10 melhores lugares para se visitar em Los Angeles, você cadastra seu e-mail e faz o download do arquivo.

A partir de então, esse blog começa a te encaminhar assuntos interessantes sobre Los Angeles, assuntos que você nunca tinha pensado e que te despertam interesse. Logo você começa a ler mais sobre o tema e cada vez mais você se engaja sobre o conteúdo, você é nutrido de conteúdo! Mais interessado você começa a verificar a possibilidade de visitar Los Angeles, e utiliza o blog que te nutriu de informações, como referência.

5 Elementos para Nutrição de Leads


1. Informação
2. Conteúdo
3. Tempo
4. Conversão
5. Medição

1. Informação

Toda nutrição de leads começa levantando as informações que você tem na sua base de leads. Você consegue perceber claramente que é muito mais eficiente trabalhar a nutrição de leads com uma base rica de informações. Por isso, você deve conseguir preencher informações relevantes sobre seus leads para que você consiga ter uma base rica para criar campanhas mais personalizadas, consequentemente mais poderosas.

2. Conteúdo

A personalização do conteúdo nada mais é do que conseguir entregar conteúdos diferentes de acordo com as necessidades ou características do lead, baseados nas respostas para campos específicos do cadastro do lead.

3. Tempo

Para falar de tempo e intervalos, você precisa entender que nutrição de leads deve ser vista como uma régua sequencial de momentos de contatos com seu lead. Agora que você está entendendo um pouco mais sobre nutrição de leads e já sabe quais conteúdos enviar para nutrir seus leads, é hora de falar: de quanto em quanto tempo você deve fazer um contato com seu lead?

Essas são as características mais variáveis de uma nutrição de leads. Existem ótimas experiências com nutrição de leads que duram uma semana. Pois 7 dias é tempo suficiente para você apresentar argumentos e dar chances do lead te mostrar que ele está realmente interessado em seu produto e irá comprar mais cedo ou mais tarde.

4. Conversão

Em todas as mensagens de contato você deve dar argumentos para gerar a conversão e oferecer um CTA (call to action) para o lead converter na sua inscrição, ou página de vendas. Por que isso? Porque você deve facilitar o caminho de conversão do lead. Agora, e se o lead não atingiu o objetivo de conversão? Caso o lead percorra toda a sequência de contatos, receba todos os e-mails mas não avance para a inscrição, você deve colocar este lead em uma lista de leads que não interagiram com aquela nutrição e continuar o contato.

5. Medição

Por fim, meça todos os seus resultados e aproveite desses dados para descobrir como melhorar. Você precisa ter controle sobre sua estratégia e ser capaz de eliminar o que não está funcionando. Mesmo quando seus fluxos já estiverem prontos e ativos, é fundamental que você continue buscando maneiras de otimizar o processo. Altere títulos, mude o conteúdo enviado experimente novos formatos e teste CTAs variados. Sempre tem alguma coisa em que você pode melhorar.

Como colocar em prática?


Para colocar em prática ações de Outbound Marketing, você pode começar pelo e-mail marketing e utilizar o Mailchimp, que é uma plataforma de envio de e-mail marketing, umas das mais eficazes da atualidade. Em apenas 20 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de Internet pode criar e enviar uma campanha dentro do site. Simples e rápido. O mais bacana é que o Mailchimp te permite 12.000 disparos grátis.
Para iniciar acesse https://mailchimp.com/

1. Cadastro: Vá em Create Account. Insira seu e-mail, escolha seu username e sua senha. Valide o email que o Mailchimp te enviar e faça o login. Logo no primeiro acesso será necessário preencher dados básicos como endereço, nome completo e etc.





2. Crie uma lista: Clique em Lists e Create Lists.
Dica: Uma boa lista é o segredo do disparos de e-mail marketing. Sendo assim, mailings comprados viram spam e o Mailchimp é inteligente suficientemente para banir o acesso das listas ruins. Importante ter certeza da qualidade da lista. Nomeie a lista. Cadastre um email para devolução de mensagens e informe o porquê do destinatário estar recebendo esse email.



Para preencher os contatos nas listas é possível: digitar os e-mails um a um, usar ferramentas como o Google Contacts diretamente e fazer o Upload rápido no sistema usando um arquivo csv. do Microsoft Excel (forma mais eficaz).

3. Crie sua campanha: Clique no menu Campaign, em seguida Create Campaign. Escolha a opção Create na Email.



Selecione a lista que você importou da campanha e clique em Next Step – Setup. Nomeie a campanha e confira os dados pré cadastrados. Nesta etapa é possível fazer uma conexão com o Facebook, Google Analytics e Twitter. Se tudo estiver correto clique em Next Step – Design.



Selecione o modelo do template. Se tiver um modelo próprio é possível usar através de um upload também.


Edite o conteúdo do e-mail. Os templates estão preparados para edição de fotos, textos e links. Bem fácil. Clique no box correspondente e edite as informações que serão visualizadas no email marketing. Dentro de cada box é possível inserir links, fotos e cores. Confirme as configurações e clique em Next Step – Plain Text.


Antes de enviar os emails é muito importante visualisar o layout e ainda assim enviar um email de teste para verificar se urls, imagens e textos estão funcionando corretamente. Faça um Preview para ver a “cara” do email. Em Schedule podemos programar o envio para diferentes horários.


Após os testes e ajustes é hora do disparo. Clique em Send Now para enviar.


É parte essencial do sucesso de toda campanha acompanhar os relatórios e obter dados sobre o andamento dela. No menu Reports é possível gerenciar a campanha em tempo real. Lembre-se que campanha boa é aquela que possui antes de tudo, um bom mailing (lista).

Caso sua empresa precise de uma ferramenta profissional para realizar ações de Nutrição de Leads, o Backsite possui a opção certa! Além do sistema de gestão próprio para sua empresa, o Backsite possui uma plataforma de envio de newsletter, com acompanhamento e relatórios que você poderá visualizar no dispositivo de sua preferência (computador, tablet ou celular).

Faça como o Backsite implante uma ferramenta própria de Nutrição de Leads na sua empresa, comece a utilizar essa estratégia. Entre em contato conosco.