4 motivos para ter feed RSS no seu blog

Saiba o que é feed RSS e como essa ferramenta é importante para gerar mais visibilidade para os conteúdos da sua empresa.

Compartilhe!

5 curtiram

Quem trabalha com produção de conteúdo para internet, deve sempre proporcionar todos os meios adequados para os leitores terem contato com o que é publicado. Isso não significa apenas postar links para seus artigos nas redes sociais, é importante conhecer todas as formas de “distribuição” e uma delas é o RSS.

Você seria perdoado por pensar que os feeds RSS morreram, mas nosso velho amigo ainda tem um papel a desempenhar na internet. Isso porque ele é mais rápido, mais eficiente e o usuário não tem que se preocupar com a chance de vazamento dos seus hábitos de leitura para todos os seus amigos do Facebook, por exemplo.

O que é RSS?


RSS sigla em inglês de Really Simple Syndicate, é uma das tecnologias mais tradicionais de distribuição e acesso a conteúdo online. Por meio de um leitor, qualquer usuário pode receber as publicações de um site ou blog em uma única interface. É uma forma de “assinar” esses posts e sempre recebê-los assim que forem publicados.

Por que trabalhar com feed RSS?


Se você trabalha com um blog, oferecer um feed RSS é importante para uma experiência verdadeiramente valiosa para o seu público. Afinal, ele pode preferir utilizar um leitor desse protocolo para assinar seus posts em vez de acompanhá-los em outros canais. Se você não oferece essa possibilidade, pode perder visibilidade.

Ao publicar posts no blog da empresa, provavelmente o objetivo é atrair o máximo possível de visitantes, certo? Portanto, não faz sentido restringir o acesso ao seu conteúdo ao abrir mão de um feed RSS no seu site. Trata-se de algo extremamente simples de configurar e que pode servir como um grande aliado do marketing de conteúdo.

4 Motivos para ter feed RSS no seu blog


1. Trabalha em várias plataformas

O seu público será capaz de assinar o seu feed RSS e ler os seus posts em diversos serviços diferentes. Um dos mais populares é o Feedly, mas também existem aplicativos para celular que fazem esse trabalho. Assim o seu leitor nunca fica sem poder acompanhar o seu conteúdo.



2. Facilmente ajustável ao seu formato

Incluir um feed RSS no seu site não significa que ele vai funcionar da mesma maneira que em todos os outros sites. Você pode configurar a forma como ele exibe o conteúdo, optando pelo que é melhor para a sua estratégia. É possível, por exemplo, exibir apenas um trecho do post, de forma a atrair o clique diretamente para o seu site. Outra possibilidade é entregar todo o conteúdo, com imagens e demais recursos.

3. Entrega 100% seu conteúdo

Pode ser que você não saiba, mas nenhuma rede social, como por exemplo o Facebook, entrega todos os seus posts para toda a audiência que curte seu perfil. Dessa forma, muita gente acaba não tendo acesso às publicações. Por meio de um feed RSS todas as suas publicações chegam ao público. Você não precisa depender de um algoritmo ou da sorte para ter um bom alcance.

4. Pode ser integrado a outros canais

Você utiliza o envio de e-mail marketing na sua estratégia? Então pode aproveitar mais um benefício de usar um feed RSS no seu blog. Afinal, é por meio desse mecanismo que você pode configurar newsletters automáticas com os seus últimos posts, diminuindo drasticamente o tempo de produção e criando mais um canal de divulgação para suas publicações.

Agora que você já sabe o que é feed RSS e entendeu os motivos para implementar essa funcionalidade no seu blog, comece a aproveitar esse recurso o quanto antes. Trata-se de uma forma de oferecer meios alternativos para o público ter contato com o seu conteúdo, o que é sempre positivo para quem deseja atrair visibilidade para a marca.

Se você não se sente preparado para trabalhar com feed RSS no seu blog e deseja implementar novas estratégias de compartilhamento para produção do seu conteúdo, entre em contato conosco e faça um orçamento.