Quando o cliente está passando na rua e encontra sua loja, ele começa a olhar a vitrine para analisar com atenção cada um dos produtos. Interessado, ele decide entrar na loja. A partir desse momento, ele pode experimentar o produto, perguntar o preço, tirar as dúvidas para decidir se vai fazer a compra.
Isso acontece desde sempre e não é algo exclusivo para lojas físicas, a vitrine é fundamental nas lojas virtuais também. Assim como nas lojas físicas, no e-commerce é muito importante ter estratégias para expor os itens de maneira apropriada na vitrine virtual.
Como montar uma vitrine?
1 - Definição de layout
Você conhece bem todas as funcionalidades do layout do seu site? O design da sua loja virtual pode favorecer ou prejudicar a construção de uma boa vitrine. Assim como nas lojas físicas, as lojas virtuais que valorizam a exposição dos produtos nas vitrines digitais têm mais chances de aumentarem as vendas.
2 - Escolha dos produtos
Qual produto mostrar? Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. A vitrine tem um espaço limitado e é preciso escolher bem quais são as mercadorias que quer expor lá. Tal qual em uma vitrine de loja física, o ideal é colocar itens que estejam em alta no momento. Lançamentos e promoções também são ótimas pedidas para uma vitrine campeã.
3 - Descrição dos produtos
As descrições de um produto influenciam diretamente no SEO. Quanto mais informações relevantes e de qualidade um produto tiver, mais tempo o usuário vai permanecer na sua página e melhor será o ranqueamento do e-commerce pelos buscadores. Sites com grande número de informações e conteúdo aumentam o tráfego do e-commerce e, consequentemente, a conversão de vendas, já que o consumidor não precisará deixar a sua página para procurar em outros sites.
Qual tipo de vitrine escolher?
Produtos de MAIOR volume
Uma das vantagens de produzir uma vitrine manualmente é poder trabalhar melhor a exposição de mercadorias com alto volume e evitar que os itens fiquem parados no estoque. Confira as dicas relacionadas a essa técnica:
-
Verifique se existem mercadorias com alto volume de estoque nas categorias que mais representam vendas para o seu site e priorize-os no seu trabalho;
-
Faça combinações, se uma categoria de calçados tem alto volume de alguns tênis, sapatos e meias, procure deixar só tênis na mesma linha, só calçados na linha seguinte e assim por diante;
-
Lembre-se de ajudar na organização do mapa mental do seu usuário;
-
Avalie itens que podem ganhar um bom desconto e exiba-as nas primeiras linhas;
-
Crie selos diferenciados para esses produtos.
Produtos MAIS rentáveis
Uma coisa que a maioria dos comerciantes gosta é de vender aqueles produtos que trazem maior rentabilidade para o seu negócio. Essa vitrine tem como estratégia exibir itens por maior faixa de desconto.
Atualmente, existe um filtro na maioria dos sites para maiores descontos. Porém, também é possível desenvolver essa tática de forma manual, posicionando produtos com maiores percentuais de redução de preço nas primeiras linhas
Um grande motivo para fazer isso são as campanhas com até X% Off. É frustrante para o cliente clicar em um banner de uma campanha de até 70% de desconto (por exemplo) e os primeiros produtos serem de 5%, 10% e 15%. Lembre-se: a chamada principal é para um grande desconto. Portanto, deixe esses produtos já no início para manter vivo o interesse de compra no consumidor.
Produtos MAIS abandonados
Sãos produtos que foram colocados nos carrinhos de compras, mas as vendas não foram finalizadas. Essa estratégia é muito importante para fazer a gestão do seu e-commerce. Por meio dela, você poderá identificar problemas relacionados aos fatores que influenciam a compra, tais como uma boa descrição, preço ou falta de imagens.
A dica para esse tipo de vitrine virtual é fazer uma seleção rigorosa no cadastro dos produtos, estabeleça uma linha de corte e promova-os em banners e nas primeiras linhas das categorias. Algumas dicas extras:
-
Na navegação online, existem zonas no site que têm maior visualização. Você pode descobrir quais são as do seu e-commerce por meio de ferramentas como Hotjar. Use esse método para criar banners ou carrossel de produtos nas zonas quente;
-
Deixe os produtos que pretende vender em maior quantidade na primeira posição, pois a leitura do brasileiro acontece da esquerda para a direita.
Lembre-se é possível virar o jogo a seu favor quando as informações na sua vitrine são claras, assim como meio de pagamento, frete e canais de comunicação. O consumidor precisa se sentir seguro para finalizar essa jornada. Caso precise de auxílio para montar sua vitrine virtual perfeita,
entre em contato conosco teremos o prazer de atende-lo!