7 dicas para diminuir o abandono do carrinho de compras no seu e-commerce

Aprenda estratégias para evitar o abandono no carrinho de compras.

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O mercado de compra online vem tomando destaque e cada vez mais pessoas investem nesse negócio. Porém apesar do amplo potencial de crescimento e vendas, o e-commerce enfrenta um grande problema quando o assunto é conversão, o temido abandono do carrinho de compras.

Praticamente todas as lojas online que existem possuem o carrinho de compras. É uma ferramenta padrão dentro da interface do e-commerce, que permite que o usuário adicione diversos itens desejados e ainda continue navegando no site.

O abandono de carrinho é um problema que atinge lojas virtuais de todos os segmentos. É comum e até natural que o cliente goste de um produto, coloque-o no carrinho, e desista da compra nos passos finais, antes de finalizar o pagamento. Mas por que isso acontece.

Principais motivos e dicas para abandono do carrinho


1 - Frete

O valor do frete acaba assustando bastante o consumidor. É possível até encontrar produtos em promoção em que o frete se torna mais caro do que a mercadoria em si. Não é preciso nem dizer que, com isso, a insatisfação do consumidor sobe às alturas.

Dica para melhorar o valor do frete: Criar políticas mais atrativas de frete para atrair os consumidores é uma boa estratégia para contornar essa situação. Você pode estabelecer parcerias com transportadoras, criar seu próprio mecanismo de entregas ou contar com os Correios para ter fretes mais acessíveis, por exemplo. O importante é oferecer opções ao cliente.

2 - Preço

O preço é fator determinante para uma compra on-line e como a maioria dos consumidores espera comprar produtos mais baratos justamente por ser on-line, quando se depara com preços que superam o esperado ou encontram valores mais competitivos na concorrência, tendem ao abandono de carrinho.

Dica para melhorar o preço dos produtos: O que você pode fazer para reduzir esse tipo de situação é apostar no benchmarking, verificando qual é o preço praticado pelo mercado. Se seus valores destoarem muito da concorrência, talvez seja preciso rever seu processo. Reduzir um pouco a margem de lucro e criar maneiras de otimizar os custos do seu e-commerce são boas pedidas.

3 - Navegação

Site muito lento, páginas com erro e falta de informações que indicam qual é o próximo passo tornam a navegação difícil para o consumidor. Nesse cenário cheio de barreiras, ele acaba desistindo da compra.

Dicas para melhorar a navegação: Delete esse tipo de situação, melhore o desempenho do seu e-commerce, mude de plataforma, de servidor ou altere a arquitetura da informação para que tudo fique mais claro e ágil.

4 - Cadastro

A comodidade da compra on-line termina quando você pede que o consumidor preencha questionários muito grandes e forneça dados pessoais em excesso para finalmente efetivar a compra. Esteja certo que a preocupação com a segurança de dados na internet é muito grande, o que faz com que as pessoas desconfiem de sites que pedem mais do que o necessário.

Dica para melhorar o formulário de cadastro: Tudo o que você precisa são os dados básicos do cliente. Isso sem contar que se ele preferir realizar a compra por boleto bancário, por exemplo, você precisa apenas do endereço em que ele deseja receber seu produto. Se o pagamento for por meio de ferramentas de intermediação, a quantidade de dados solicitados no cadastro é ainda mais simplificada. Sendo assim, facilite a vida do consumidor no momento do cadastro, peça só o que for necessário e veja suas taxas de conversão aumentarem.

5 - Prazo

Com as possibilidades de logística de que dispomos hoje, é praticamente inadmissível para o consumidor ter que esperar um mês pela entrega de um produto, a não ser que ele venha do exterior. Mas, na prática, ainda existem vários e-commerce que disponibilizam a venda de artigos que não constam em estoque, prometendo assim entregas que consideram o prazo de fabricação, de disponibilização em estoque e envio. Não seja uma dessas empresas.

Dica para melhorar o tempo de entrega: Disponibilize em seu e-commerce somente mercadorias que podem ser selecionadas e enviadas no menor tempo possível. Caso contrário, informe ao consumidor que o pedido é sob encomenda e que o prazo de fabricação é de tantos dias. Uma comunicação clara e transparente é muito mais vantajosa do que tentar convencer o cliente a esperar por um longo período sem uma boa justificativa.

6 - Pagamento

Outra facilidade buscada pelos consumidores nas compras on-line é a variedade de opções de pagamento. Hoje temos várias bandeiras de cartões de crédito e débito, sem contar a comodidade das transferências, do débito automático em conta, entre outras. Se seu e-commerce oferece poucas alternativas de pagamento, está limitando o acesso de milhares de consumidores a seus produtos e serviços, prejudicando assim suas vendas.

Dicas para melhorar a forma de pagamento: Preze sempre por uma solução de pagamentos completa, que proponha inovação e flexibilidade, além de diversas opções de pagamento, ferramenta de gestão de risco e adesão simplificada. Essa é melhor maneira de facilitar a compra dos seus clientes e gerar mais vendas para o seu negócio.

7 - Finalização

Existe e-commerce que coloca todas as informações bem à vista, menos a mais importante, o botão de comprar. Quando o cliente não encontra a opção de finalização da compra, fica confuso e insatisfeito, abandonando o carrinho. Você não pode deixar uma simples falha de design do site causar todo esse transtorno.

Dica para melhorar a navegação: Não é difícil descobrir se isso está acontecendo no seu e-commerce. Basta utilizar uma ferramenta de mapa de calor para entender onde está a atenção do visitante em cada página. Assim você saberá onde inserir o botão e como dar o destaque adequado a ele.  Uma ferramenta gratuita para descobrir quais são as zonas de calor do seu e-commerce é a Hotjar.

Esses são os sete principais motivos que levam ao abandono de carrinho e as dicas para reverter o quadro. Se você souber ler as reações dos seus visitantes, saberá exatamente o que fazer para melhorar o desempenho do seu e-commerce e realizar boas vendas. Caso tenha dificuldade em fazer a leitura com precisão, entre em contato conosco teremos o prazer de atende-lo!