Sua empresa já tem um Twitter?

Se a resposta for não, você está atrasado. A maioria dos usuários utiliza a ferramenta para compartilhar opiniões sobre produtos e serviços. Fique sabendo o que as pessoas pensam sobre sua empresa.

Compartilhe!

1 curtiu
 
O Twitter é uma rede social no estilo microblogging lançado em 2006. Nele você consegue postar conteúdo e receber notificações de no máximo 140 caracteres. Essas notificações podem ser visíveis ao público ou não, e podem comportar imagens, vídeos e textos.
 
A maioria dos usuários utiliza a ferramenta para compartilhar opiniões sobre eventos mundiais, atrações em programas de televisão. Por exemplo: Oscar, Campeonatos de Esporte, Notícias da atualidade, etc. Hoje em dia o Twitter é indispensável, pois é uma das mais importantes redes sociais do mundo.
 
Como funciona o Twitter?
 
A plataforma permite que você publique atualizações quantas vezes você desejar. As atualizações são pequenas mensagens de 140 caracteres, conhecidas como “tweets”.
 
Outra função permitida na ferramenta é seguir perfis de interesse. Quando você seguir outras pessoas no Twitter, você poderá ver na sua timeline os seus “tweets” e os “tweets” publicados pelas outras pessoas que você está seguindo. Já quando eles te seguem, veem também os seus “tweeets”.
 
É um fluxo contínuo de comunicação. Você pode tornar suas atualizações públicas ou privadas, seguir perfis de interesse, responder “tweets” direcionados para você, compartilhar “tweets” que gostou e, além disso, o Twitter também mantém um registro público de todas as suas atualizações, que podem ser acessadas e pesquisadas através da ferramenta Search.
 
O que é hashtag (#)?
 
A característica mais marcante do Twitter é o fascinante uso dos elementos chamados hashtag (#).
 
Hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Ela faz com que seu “tweet” seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores.
 
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social. Elas aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.
 
Como utilizar hashtag (#)?
 
Para um iniciante nas redes sociais, as hashtags podem ser algo confuso e inútil à primeira vista. Mas se você entender o seu propósito e aprender a utilizá-las, elas se tornarão uma ferramenta poderosa para ajudar você a envolver seu público alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca.
 
Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 6. Ao pesquisar por #iPhone6 em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “iPhone6” em suas mensagens.
 
Não abuse das hashtags, se todos os seus “tweets” forem uma hashtag a utilidade da mesma fica diluída. Sempre acrescente um pouco de texto, isso ajuda o leitor a compreender melhor para que a hashtag foi utilizada e também para que sua mensagem não seja identificada como spam.
 
Como criar uma conta no Twitter?
 
Para criar um perfil no Twitter acesse: https://twitter.com/
 
Preencha o formulário com suas informações. Utilize uma conta de e-mail que você tenha como receber informações no momento da criação da conta.
 

 
O Twitter deseja utilizar seu número de celular para comunicar-se com você por intermédio deste canal. Se você não tem celular para utilizar no Twitter clique no link “Pular” abaixo do botão “Próximo”.
 

 
Você precisa escolher um nome para sua conta. O Twitter busca em sua base de dados para ver se o nome que você escolheu é único na plataforma, caso o nome que você escolher já estiver sendo utilizado por outro usuário, o Twitter irá sugerir outras opções de nomes semelhantes ao desejado. Você poderá aceitar o nome sugerido ou tentar criar outro nome único.
 

 
Haverá uma saudação agradecendo por você criar a conta. O próximo passo é configurar o comportamento da sua conta.
 

 
Como configurar a conta?
 
Escolha seus interesses.
 

 
Após a escolha das coisas que mais lhe agradam, aparecerá uma série de perfis para seguir com o mesmo tema e gosto que os seus. O Twitter indica para você escolher no mínimo 40 perfis para continuar, mas não é obrigatório. Siga quem você quiser e avance para a próxima etapa.
 

 
 
Como editar o perfil?
 
Agora adicione uma imagem para seu perfil no Twitter. O ideal é você colocar a mesma imagem do Facebook, Instagram e outras mídias sociais, para que a sua identidade visual seja preservada. Mas se você ainda não tiver uma imagem pule essa etapa e faça o upload depois.
 
Dica: o Backsite tem um pacote de produtos e serviços nos quais são realizadas configurações de mídias sociais, montando a identidade visual e a criação de logomarcas.
 

 
Você pode encontrar seus amigos através do e-mail. Assim todos que tiverem uma conta no Twitter poderão segui-lo. Clique em “Continuar” para ver seu perfil no Twitter recém-criado.
 

 
Confira algumas dicas:

  • Utilize o Twitter para manter seus clientes atualizados sobre o seu trabalho e sobre suas opiniões.
  • Evite usar o Twitter apenas para fazer propaganda, pois os usuários podem não estar interessados neste tipo de assunto.
  • Pergunte a si mesmo se você seguiria o seu perfil. Avalie sua resposta.
  • Use o Twitter para pedir auxílio aos usuários também. As pessoas gostam muito de ajudar.
 
É muito importante que você saiba utilizar o Twitter como ferramenta de marketing. Um dos maiores erros que as empresas cometem é não dar atenção suficiente a essa rede social. Pensando nisso nós desenvolvemos o e-book Setup Social para auxiliá-lo em caso de dúvidas.