3 passos para você iniciar no Facebook ADS

Aprenda a usar a ferramenta de anúncios publicitários do Facebook e aumente o seu alcance nas redes sociais.

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Não é de hoje que o Facebook, com as diversas mudanças em seu algoritmo, deixou ainda mais complicado alcançar uma grande audiência orgânica em sua plataforma. Se você possui uma Fan Page saiba que atualmente, menos de 5% da base dos seus seguidores conseguem ver os posts da sua página.

Mas, nem tudo está perdido, existe a possibilidade de pagar para melhorar os resultados das suas estratégias online. Para isso foi criado o Gerenciador de Anúncios do Facebook: uma ferramenta disponibilizada pela rede social que permite criar, veicular e analisar os resultados dos seus Facebook Ads.

O que é Facebook ADS?


Facebook ADS são conteúdos veiculados dentro da própria plataforma, ou seja, anúncios publicitários que existem dentro do Facebook. Existem diversos tipos à disposição, cada um com a sua finalidade específica. O resultado depende do tipo de objetivo buscado.

Como funciona?


Ao iniciar sua campanha, você precisa dar atenção a todas as etapas. Sabemos que compreender como funciona o Facebook Ads logo de primeira, não é uma tarefa simples. Exatamente por isso, nós, aqui do Backsite, dividimos cada etapa da criação para facilitar sua vida.

1º Passo - Criar a estrutura da campanha


A primeira etapa para entender como funciona o Facebook Ads, é compreender que quando se fala de campanha, é o momento de determinar o objetivo que precisa ser alcançado. Como por exemplo, aumentar as curtidas da sua página. Ao iniciar essa definição, você poderá escolher entre:

  • Divulgar seu aplicativo;
  • Divulgar uma oferta;
  • Divulgar seu evento;
  • Promover sua Fanpage;
  • Aumentar conversões;
  • Visualização em vídeo;
  • Alcançar mais pessoas próxima de você.



Depois de escolher o objetivo, chegará o momento de definir o conjunto de anúncios. Ainda na primeira etapa, esse é o momento que você irá fazer toda a definição de público alvo, localização, idade, gênero e outras informações relacionadas à segmentação de exibição.



Você deverá estipular o orçamento e onde os seus anúncios serão exibidos. Segue algumas opções:

  • Coluna da direita;
  • Feed do desktop;
  • Feed do mobile;
  • Instagram.

Para finalizar o primeiro passo de criar seus anúncios. Você deverá escolher uma imagem e atribuir um conteúdo relacionado ao seu anúncio.



2º Passo - Acompanhar a campanha


Depois de criar seu anúncio, você não deve deixar que ele rode por dias sem monitoramento. Isso porque, você pode estar gastando o seu orçamento sem obter os resultados planejados. O importante é que você saiba que o monitoramento é muito importante, até mesmo, para que você possa corrigir alguma falha durante a campanha.

A central de gerenciamento do Facebook ADS te dará todas as informações de desempenho que você precisa, sempre relacionado ao objetivo estabelecido no início da criação. A qualquer momento, você pode alterar ou pausar seu anúncio.Por esse motivo, é muito importante que sempre esteja de olho nos números.

3º Passo - Medir os resultados


Após a veiculação de sua campanha, o Facebook lhe dará o resultado completo sobre seu desempenho. Com esses dados em mãos, poderá olhar para os números e entender se eles são, realmente, o que você esperava ou se algo deu errado.

Se é a primeira vez que você anuncia, não se preocupe com desempenhos baixos. É normal, aos poucos, você vai aprendendo as melhores práticas e o comportamento de seu público. Caso queira ajuda para entender como funciona o Facebook Ads ou, então, para criar estratégias assertivas para suas campanhas, entre em contato conosco!