Redes Sociais nos Negócios

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As redes sociais nos dias atuais fazem parte da vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Três sites de redes sociais figuram atualmente entre os dez mais acessados no mundo. Esta situação pode se tornar uma oportunidade de negócios, pois atinge um enorme público de faixas etárias e classes sociais bem diversificadas. Estabelecer um relacionamento entre a sua empresa e seus clientes ou até usar estas redes para captar clientes potenciais para seu negócio, pode ser muito interessante para aumentar a carteira de clientes e os lucros da empresa. Porém, não é uma tarefa muito fácil, pois dentro das redes existem fatores a favor e outros nem tanto; por isso é necessário ter um planejamento e estratégias bem formatadas para ingressar com sua empresa nas redes sociais.


Existem dezenas delas. Dentre as mais conhecidas e acessadas estão o Facebook, Orkut, Youtube e Twitter. São milhares de pessoas neste segmento: no Facebook são mais de 30 milhões de usuários só no Brasil e muitos deles são usuários fiéis, que
checam todos os dias as informações compartilhadas na rede. Pesquisas mostram que brasileiros ficam cerca de 17% do tempo em que navegam em alguma rede social de relacionamento, contando que estatísticas demonstram que, em média, cada internauta
brasileiro fica 24 horas  por mês conectado à internet, o que equivale a 4 horas/mês, tornando-se um público cada vez mais atrativo devido ao poder de alcance que ele atinge atraindo empresas de todo segmento.


Apesar de muita gente pensar que o acesso a redes sociais seja para encontrar antigos amigos que não se vê há tempos, resgatar amizades de colégio ou acompanhar o dia-a-dia das pessoas que lá expõem sua intimidade, se engana. Essas redes, quando bem
utilizadas, são um marketing gratuito. Da mesma forma que as pessoas deste serviço se expõem, você também pode expor sua empresa para que todos vejam que você existe.
Quando alguém hoje precisa de algum produto ou serviço, certamente o lugar mais fácil de achar o que precisa é na internet e hoje através das redes sociais também é possível achar empresas vinculadas aos usuários com anúncios de produtos e serviços
e até anúncios de vagas de emprego dentre outros.


Com essas ferramentas de comunicação pode se estabelecer, por exemplo, uma relação entre sua empresa e seu cliente muito mais próxima, pois certamente vários dos seus clientes podem estar conectados a alguma rede social, não como empresa, mas como pessoa. Com isso, tendo seu cliente como amigo na rede social, você estará muito mais próximo a ele, dando condições de acesso às novidades de sua empresa em tempo real, estreitando relacionamento e mostrando a ele seus ideais, suas novidades e informações importantes,atingindo quantitativamente um público relativamente comparável a uma propaganda de TV em um canal de expressão no horário nobre.


Percebemos então que ter nossa empresa nas redes sociais pode ser um bom negócio. Por outro lado, alguns cuidados devem ser tomados para que ao invés de ganhar nome e notoriedade, passemos uma impressão negativa ao público com frases ou respostas padrões. A empresa deve ter uma pessoa responsável não só pela publicação das ideias como da recepção de críticas que poderão surgir por parte do público.


As redes sociais normalmente contam com opções estatísticas como quantidade de acessos, número de seguidores, além dos comentários visíveis, não só pela empresa, mas como toda a web. Colocar sua empresa em redes sociais sem estratégia e
acompanhamento pode trazer grandes problemas para sua empresa. Todavia,se bem dimensionado, como dito anteriormente, poderá aumentar sua carteira de clientes e consequentemente os lucros*.

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