Criamos essa seção para dialogar sobre tópicos relacionados a esses objetivos, e o primeiro deles é a geração de marketing boca a boca nas mídias sociais.
Comunicar-se é uma atividade humana essencial. Esse fato permitiu que ao longo dos séculos, e principalmente, da evolução tecnológica, a sociedade experimentasse formas e meios diversos para estabelecer essa comunicação. As mídias sociais são mais um passo dessa caminhada, fazendo com que todos possam exercer suas mais humanas características na web.
O marketing boca a boca caracteriza-se pela expressão de opiniões e experiências sobre determinados produtos ou serviços. Essa ação por parte do consumidor vem sendo cada vez mais possível com as mídias sociais, por isso a sua importância para o mercado atual. Uma marca associada a elogios e fortemente recomendada, faz a diferença.
Por esse motivo, investir em marketing nas mídias sociais, envolve entender que seu público estará lá e certamente emitirá suas opiniões. Esse é um exemplo de característica humana fortemente percebida nesses meios. As pessoas gostam de contribuir principalmente nos grupos sociais, e por essa ação sentem-se bem diante do reconhecimento. Raciocinando com base nesta conclusão, é possível entender o motivo pelo qual as pessoas falam de suas experiências e expressam opiniões.
O marketing boca a boca é uma forma de propagação de seus serviços feita de consumidores para consumidores, amplamente potencializada por meio do Twitter, Facebook e outras mídias. Se sua empresa resolver investir em marketing nas mídias sociais, deve estar preparada para as consequencias positivas ou não, elogios podem vir, bem como as reclamações. Portanto, considere esse fato e invista na melhoria de seus serviços e atendimento físico ou virtual. Seus clientes terão motivos para falar bem!
Conheça a Rede Social Corporativa e² e faça a inserção de sua empresa no mundo digital.
Gostou desse texto? Leia também Objetivos de negócio para a utilização das mídias sociais: a fidelização dos clientes
Conheça a Rede Social E2 gratuitamente
Referências:
Rafael Mauricio Menshhein "Marketing boca a boca". Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_Boca_a_Boca.htm
Leonardo Fleck "Marketing boca a boca: satisfação e rentabilidade". Disponível em: http://www.comunicacaoetendencias.com.br/marketing-boca-a-boca-satisfacao-e-rentabilidade
Pesquisa realizada pela Gfk/2011 sobre o impacto das mídias sociais sobre as marcas