Objetivos de negócio para a utilização das mídias sociais: a fidelização dos clientes

Compartilhe!

3 curtiram

Um dos grandes objetivos de uma empresa, ao iniciar estratégias em mídias sociais, deve ser a fidelização dos seus clientes. A busca por esse objetivo deve ser acompanhada de uma série de ações baseadas em um único princípio: o interesse das pessoas. Quando o interesse do cliente passa a ser preocupação da empresa, as estratégias de Marketing Digital irão gerar grandes resultados.

No caso da atuação nas mídias sociais, é necessário entender que são mídias muito mais voltadas para a construção de um relacionamento do que para publicidade. Assim, não adianta bombardear sua página no Facebook com informações sobre como sua empresa é moderna, incrível e completa, pois poucos demonstrarão interesse. É necessário entender seu público e o que será útil e interessante. A solidificação de sua marca e a promoção de seus serviços será uma consequência dessas ações.

Por isso, seguem algumas dicas para fidelizar seus clientes utilizando as mídias sociais:

Produza conteúdo relevante - criar uma linha editorial e produzir com regularidade conteúdos que tenham relação com seu tipo de negócio, e ao mesmo tempo sejam de interesse do público que faz parte de sua rede, é fundamental. É importante dedicar tempo e pessoas para essa atividade.

Cultive relacionamentos - Ao obter um grande número de fãs ou seguidores, cultive relacionamentos dedicando atenção a cada solicitação, mensagem ou qualquer comunicação deles. Saber que é possível ter um atendimento personalizado e disponibilidade da empresa faz toda diferença para seus clientes.

Ações exclusivas nas mídias sociais - criar promoções, campanhas e outras ações exclusivas para os clientes que estão nas mídias sociais, são maneiras de incentivá-los a interagir e de mostrar o quanto são valorizados por fazerem parte da comunidade.

Essas são apenas algumas dicas para tornar a sua atuação nas mídias sociais significativa. É necessário lembrar que a dinâmica comunicacional proporcionada pelas mídias sociais é de instantaneidade e extrema interação. Não basta apenas ter uma fan page no Facebook ou um perfil no Twitter. É necessário interagir e ter presença online constante, além disso, o foco do cliente e não no cliente, é a grande estratégia.

Gostou desse texto? Leia também Porque sua empresa não pode ignorar as redes sociais?

 

 

Conheça a Rede Social E2 gratuitamente 

Conheça mais!

Referências:

 

Max Barbosa Ribeiro - Os benefícios do marketing nas mídias sociais. Disponível em:

http://2getmarketing.com.br/%20/redes-sociais/os-beneficios-do-marketing-nas-midias-sociais/

Ricardo de Paula - A ascensão do marketing de conteúdo. Disponível em: http://www.midiassociais.net/2012/02/a-ascensao-do-marketing-de-conteudo/

Veja também: Objetivos de negócio para a utilização das mídias sociais: o marketing boca a boca

Conheça nossa Rede Social e² e descubra como aproximar-se de seus clientes e fidelizá-los.