Usuários das mídias sociais - entendendo a participação

Compartilhe!

3 curtiram

Charlene Li, especialista em mídias sociais e autora do livro "Liderança aberta", fala de cinco níveis de engajamento, que determinam em que fase cada usuário está em sua participação nas mídias sociais. O livro de Charlene Li tem o objetivo de ajudar empreendedores a utilizarem as mídias sociais em seu negócio, longe de uma visão rígida e avessa à essas ferramentas.

Engajamento

Assistir: os usuários são expectadores das interações. A divulgação das informações, os comentários e as demais trocas simbólicas ocorridas na Rede, conquistam os participantes que apenas observam como ocorre a adaptação ao novo ambiente.

Compartilhamento:as pessoas compartilham informações. Tais informações podem ser em forma de links favoritos em seu perfil. Uma matéria interessante, um site, mensagens, ou qualquer outro material que irá contribuir de alguma forma para o conhecimento dos demais.

Comentários: é fundamental promover essa interação. Ao comentar sobre o conteúdo postado, os usuários dialogam com a marca. Nesse processo, é necessário responder suas perguntas, apoiar seus comentários e valorizar essa interação, pois é muito importante.

Produção: Os usuários começam a produzir conteúdo. Aqui abre-se o canal de produção por duas vias (marca – consumidor). Blogs criados por instituições com participação coletiva, abertura de espaço para postagem de vídeos e campanhas originadas pelos próprios colaboradores.

Curadoria: No meio dos membros de uma plataforma colaborativa é importante eleger pessoas que atuarão como embaixadoras, com o papel de entender as necessidades, identificá-las e levá-las ao moderador.

Entender como ocorrem esses processos é importante, pois o objetivo principal das interações em mídias sociais deve ser desenvolver relacionamentos. As pessoas são o elemento mais importante na construção de uma marca nas mídias sociais, por isso a necessidade de saber como agem.

A Rede Social Corporativa e² facilita a interação entre os colaboradores da empresa e seus diversos públicos, além disso, proporciona o aumento do engajamento e da produção corporativa. Saiba mais sobre essa grande ferramenta em A Solução Certa

Gostou desse texto? Leia também Redes sociais como ferramentas aliadas do consumidor

 

Conheça a Rede Social E2 gratuitamente 

Conheça mais!

Referências:

 

Cínthia Demaria. "Como os usuários participam nas mídias sociais". Disponível em: http://www.blogmidia8.com/2012/02/como-os-usuarios-participam-das-redes.html