Em 2011, a agência Go-Gulf publicou o infográfico 60 segundos - em 60 segundos são feitas cerca de 694.445 buscas no Google; 320 novas contas e 98 mil tweets são geradas no Twitter; 695 mil atualizações de status, 79.364 postagens no mural e 510.040 comentários são publicados no Facebook; 100 novas contas no LinkedIn; 13 mil aplicativos são baixados para o iPhone; 600 vídeos são enviados para o YouTube, sendo mais de 25 horas de conteúdo.
Esses dados demonstram a enorme quantidade de conteúdo disponibilizado na internet todos os dias. É cada vez mais difícil conseguir ler tudo, saber o que é verdadeiro, o que é ou não interessante dentro do contexto dos blogs, mídias sociais e diversos recursos que surgiram proporcionando a democratização do conhecimento e a rapidez na divulgação das informações. Nesse cenário, a figura do Curador é essencial dentro de uma empresa, considerando a sua tarefa de identificar, selecionar e compartilhar o que existe de mais relevante nos conteúdos da web. O curador realiza esse trabalho pensando em seu público específico, suas necessiades e interesses.
Em uma empresa, o curador é alguém em quem foi depositada a confiança, não só de selecionar conteúdo relevante para seu público externo representando a empresa, mas também compartilhar materiais de qualidade para seus colaboradores, ampliando o conhecimento. Não existe um manual explicando como ser um bom curador, mas atenção e organização são fundamentais. A identificação do foco e a seleção das fontes já é um primeiro passo, depois o compartilhamento ou criação do conteúdo ficam mais fáceis, sempre citando as devidas fontes.
Ser um curador significa muito mais do que pesquisar ou produzir conteúdo, é necessário filtrar o que já existe. De acordo com Clay Shirky, jornalista norte-americano e pesquisador, "curadoria surge quando a busca pára de funcionar... [e] quando as pessoas percebem que não é apenas sobre a busca de informação, mas também sobre a sincronização de uma comunidade".
Gostou desse texto? Leia também Sete dicas para a sua empresa fazer bom uso das mídias sociais
Conheça a Rede Social E2 gratuitamente
Referências:
Renato Xavier. "A importância da curadoria de conteúdo". Disponível em: http://www.midiassociais.net/2011/11/a-importancia-da-curadoria-de-conteudo/
Clarissa Motta. "O que é curadoria de conteúdo?". Disponível em: http://www.blogmidia8.com/2012/03/o-que-e-curadoria-de-conteudo.html
Haendel Dantas. "Infográfico - O que acontece em 60 segundos na internet". Disponível em: http://comunicadores.info/2011/06/16/infografico-o-que-acontece-em-60-segundos-na-internet/