Trata-se de uma necessidade humana potencializada com a rapidez e o alcance das mídias sociais. Nesse processo, notícias, fotos, sites e outros conteúdos interessantes são enviados e reenviados para os diversos grupos, gerando discussões e a difusão do conhecimento.
De acordo com um estudo realizado pelo jornal The New York Times, o Customer Insight Group e a Latitude Research existem cinco motivações principais para o compartilhamento de conteúdos na internet: levar conteúdo valioso e divertido para os outros, definir-se para os outros, aumentar e fortalecer nossos relacionamentos, auto-satisfação e divulgar causas e marcas.
Tais motivações demonstram muito sobre o valor dos relacionamentos, sempre inseparáveis de qualquer ação nas mídias sociais, bem como a grande vantagem para quem compartilha: reter a informação. Tais informações são valiosas para pessoas e empresas que desejam utilizar as mídias sociais para aproximar-se de seus públicos.
No ambiente corporativo, o compartilhamento de conteúdos relevantes para os colaboradores e clientes é fundamental. O e-mail serviu como a principal ferramenta utilizada para esse fim, no entanto as mudanças geradas pela dinâmica das mídias sociais suscitaram o interesse em sua utilização também no trabalho. Mas como adaptar mídias, muitas vezes vistas como puro entretenimento, ao dia-a-dia das corporações? A Rede Social e² é uma solução que amplia a comunicação das empresas utilizando uma plataforma de mídia social, o que possibilita o entre outras atividades, o compartilhamento de materiais relevantes para todos na empresa. Assim, o relacionamento fica mais próximo e seus clientes fidelizados.
Gostou desse texto? Leia também Usuários das mídias sociais - entendendo a participação
Conheça a Rede Social E2 gratuitamente
Referências
Compartilhamento de conteúdo: estudo revela as principais motivações desse comportamento cada vez mais comum. Disponível em:
Por que as pessoas compartilham conteúdo?. Disponível em: http://www.lucianacouto.com/pt/por-que-as-pessoas-compartilham-conteudo/