Redes sociais como ferramentas aliadas do consumidor

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3 curtiram


Pelo menos de acordo com uma pesquisa realizada pela Folha. Mas poder botar a boca no trombone não traz uma solução imediata.
Não necessariamente. Na maioria das vezes, os comentários dos consumidores são ignorados.

Infelizmente ainda há uma ineficiência qualitativa nas respostas ou soluções para perguntas ou reclamações dos consumidores. Isso ainda acontece porque
muitas empresas – sejam elas grandes ou pequenas, locais ou multinacionais – estão demorando para dar atenção a esse tipo de canal e acabam perdendo oportunidades com isso.

Até as grandes marcas presentes nas redes sociais que fazem campanhas interativas com a colaboração de seus consumidores têm esse problema. A estratégia para off e online é sólida, mas muitas vezes peca no feedback a tudo que está sendo estimulado nos usuários, ou seja, a participação e a emissão de opiniões.

Responder imediatamente é bom, mas não é tudo. As pessoas querem ter atenção, porém não é só isso. Soluções e prêmios são pontos que interessam e não são coisas necessariamente grandes. Muitas vezes, assuntos que parecem muito complexos para um cliente são resolvidos com um clique pela empresa. A barreira está aí: muitas companhias aproveitam todo o esforço e energia de suas equipes de marketing, de publicidade, de relações públicas e organizam uma estrutura de SAC totalmente despreparada que não desapega do telefone.

Cá entre nós: quando você está extremamente insatisfeito com algum produto ou serviço você liga para o SAC antes de twittar ou postar no Facebook? Se a sua resposta foi sim, estou feliz, porque você é a exceção que comprova a regra que embasa o argumento mencionado aqui. Sabemos que o SAC não morreu, muito pelo contrário. O problema é que existe uma enorme resistência de levá-lo para as redes sociais.

Depois de (enfim) decidirem sair da redoma de não se expôr ao interagir com quem consome seus produtos ou serviços – porque é o que acontece quando se manifesta em qualquer rede social –, as empresas devem recorrer a profissionais qualificados e com atuação comprovada nessa área. Não ter nenhuma atuação online tem impacto negativo menor do que ter ações ruins e incompatíveis com a sua marca e seu público.

Estratégia, planejamento e conteúdo para mídias sociais são fatores que não são feitos por qualquer um, pelos menos com qualidade. Já passou da hora de deixar o improviso de lado. Quem faz não se arrepende. Afinal, os consumidores já sacaram que estão no comando e isso não pode ser subestimado.

Lembre-se que adoramos reclamar e nem sempre esperamos uma resposta para isso. Quando obtemos (ao menos) atenção, a simpatia aumenta e, na maioria das vezes, fazemos questão de contar para todos os nossos amigos, ainda que seja fora da internet.

Gostou desse texto? Leia também Porque sua empresa não pode ignorar as redes sociais?

 

 

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Fonte: Blog midia 8