Rede social corporativa ou intranet? Qual escolher?

Compartilhe!

2 curtiram
Ao ouvir ou  ler alguma informação sobre Redes Sociais Corporativas você deve pensar: "a intranet da minha empresa é excelente e atende às nossas necessidades", e você deve estar certo. A intranet surgiu como uma grande alternativa para suprir a necessidade de comunicação entre os diversos departamentos de grandes e pequenas empresas, já que permitiu compartilhamento de documentos e outros avisos internos. No entanto, considerando a intranet uma rede de computadores restrita ao ambiente corporativo, permitindo a troca de informações somente através dos computadores da empresa, podemos fazer algumas considerações sobre as mudanças na comunicação contemporânea.
 
As descobertas de possibilidades cada vez maiores da internet, têm modificado significativamente a comunicação entre os indivíduos. Faz parte do cotidiano das pessoas em todo o mundo, checar diariamente seus perfis em mídias sociais como Facebook, Orkut, Twitter, compartilhar links, imagens, notícias e transformar uma rede de pessoas em um gigantesco fluxo de informações mundial. Esse fato é importante para entendermos o quanto a comunicação se tornou instantânea com essas ferramentas. É muito fácil encontrar pessoas, é mais rápido enviar uma mensagem e as notícias são em tempo real. Essa é a realidade comunicacional que vem se refletindo nos diferentes âmbitos da sociedade, inclusive no corporativo.
 
Inspiradas nessas mídias, as redes sociais corporativas permitem muito mais do que simples compartilhamento de arquivos entre os colaboradores, o desafio dessas soluções é reunir o conhecimento disperso dessas pessoas e multiplicar seu capital intelectual. Para alcançar tais objetivos, o contato direto entre os funcionários, o contato de funcionários com clientes e o contato da empresa com o público externo são fundamentais. As redes sociais corporativas proporcionam interatividade e colaboratividade nas empresas, engajando funcionários e fidelizando clientes.
 
Entre essas facilidades, uma Rede Social Corporativa também vai além por permitir acesso em qualquer lugar e em qualquer dispositivo como Ipad, smartphone e notebooks. Isso representa uma grande vantagem sobre a intranet, pois facilita a troca de informações com mobilidade. A comunicação certamente se torna mais eficaz, além disso, a organização de recursos da empresa e a sua visualização para os diversos públicos são potencializados com o uso dessa ferramenta.
 
Portanto, se a sua empresa tem o objetivo de aproximar-se cada vez mais de seus clientes, criar um espaço de colaboratividade e engajamento de seus funcionários e acompanhar as tendências atuais da comunicação, então sua empresa precisa de uma Rede Social Corporativa.
 

Gostou desse texto? Leia também Fim de uma era: rede social redistribui poder no relacionamento cliente/empresa

 

 

Entre em contato com nossos consultores e conheça mais sobre a Rede Social Corporativa e2.
 

Conheça a Rede Social E2 gratuitamente 

Conheça mais!