Quer usar o Facebook para aumentar as vendas do seu negócio? Saiba que um dos grandes diferenciais dessa rede social em relação às demais é, sem dúvida, o seu algoritmo. Com ele, a rede social busca sempre exibir conteúdo relevante a partir do comportamento do usuário. Uma maneira de tornar seus usuários mais ativos e presentes dentro da rede.
O que é?
EdgeRank, também conhecido como o algoritmo do Facebook, é um recurso utilizado para compreender qual é o post mais relevante para o usuário enquanto ele está acessando aquela rede social. Para facilitar o entendimento vamos desmembrar o termo:
São todas as ações que acontecem dentro da rede social envolvendo perfis e perfis ou perfis e fan pages. Cada ação, como curtir, comentar, marcar, compartilhar, cliques, enfim, todas as ações entram na área do Edge.
Ranqueia todas essas ações que acontecem no Edge e, quanto maior for o Rank do produtor do conteúdo e você, maiores são as chances desse conteúdo aparecer em seu feed de notícias. O algoritmo então observa os Edges que estão conectados com um usuário e monta um Ranking baseado na importância desse conteúdo para o mesmo.
Para que serve?
Imagina que você adora tecnologia, procura notícias e segue páginas que falam sobre o assunto, mas no seu feed aparecem apenas posts relacionados à culinária. Você continuaria gastando seu tempo nessa rede social? Provavelmente não. Por isso, o EdgeRank filtra as informações que considera mais importantes aparecer para cada usuário. O EdgeRank se baseia em três critérios para escolher que tipo de post você vai ver na sua linha do tempo, são eles:
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Afinidade;
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Peso;
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Tempo.
1 - Afinidade (quanto mais interação, mais afinidade)
A afinidade retrata a aproximação/relacionamento, entre uma marca e um fã. A afinidade é construída por repetidas interações com os edges da marca (comentar, curtir, compartilhar, clicar e até mensagens). Sendo assim, quanto mais seus fãs ou amigos se engajarem com seu conteúdo, maiores são as chances do que você postar ser visualizado por eles.
2 - Peso (o Facebook prioriza publicações com vídeo ou foto)
O peso diz respeito ao tipo de interação que a pessoa tomou frente ao seu conteúdo. Desta forma, cada ação possui um peso diferente para a fórmula, com isso, um curtir teria menos peso do que um comentário em uma postagem. Isso acontece porque para o Facebook, há mais engajamento do usuário ao comentar, que demora mais, do que simplesmente clicar em curtir.
3 - Tempo (publicações antigas são consideradas menos valiosas)
Quanto mais tempo de publicação o conteúdo possui, menor é o valor dados ao engajamento com ele. Isso acontece porque o Facebook quer que o seu feed de notícias se mantenha sempre “fresco” e com conteúdo novo.
Não existe uma fórmula mágica para que todas as pessoas recebam tudo o que você postar. Mas é possível ter algumas boas práticas para que suas publicações cheguem para uma audiência maior. As regras do algoritmo mudam com frequência, por isso, minha dica é que você atualize-se sempre sobre o assunto.
O principal ponto é criar conteúdos que sejam atrativos para seu público. Porém, se você não se sente seguro e precisa de auxílio para fazer seus seguidores interagirem mais com sua fan page,
entre em contato conosco e aumente o alcance das suas publicações.