Por que usar Outbound Marketing na sua empresa?

Conheças as estratégias do marketing tradicional para obter resultados rápidos e assertivos.

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Outbound significa saída, logo Outbound Marketing significa marketing de saída, também conhecido como marketing tradicional. Tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não gerar o interesse genuíno do cliente pela sua empresa, isso é Inbound Marketing, como já descrevemos no post: Como atrair novos clientes para seu site e ampliar a reputação da sua marca.

Já ouviu falar da famosa frase de Mário Quintana “O segredo é não correr atrás das borboletas, e sim cuidar do jardim para que elas venham até você”? Podemos dizer que o Inbound prepara o jardim, enquanto o Outbound corre atrás das borboletas. O Outbound Marketing se popularizou nas propagandas em veículos de comunicação: rádio, TV, jornais, revistas, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.


Quais são as principais estratégias?


  • E-mail Marketing
O e-mail marketing tradicional, com ofertas de produtos e serviços, é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet.

  • Telemarketing
A prospecção ativa de clientes através do telefone e a criação de roteiros para essa conversa são tarefas deste tipo de estratégia.

  • Links Patrocinados
Criar anúncios para buscadores de forma a atrair tráfego para o seu site ou fanpage é uma estratégia de Outbound. Links patrocinados no Google ficam com uma grande fatia dos orçamentos de marketing digital atualmente. É uma forma muito boa de aparecer para as pessoas que procuram seu produto na internet, mas quanto mais buscada sua palavra-chave for, mais dinheiro você vai gastar.

  • Anúncios em Mídias Sociais
Assim como os links patrocinados, os anúncios em mídias sociais também são considerados prospecção ativa de leads. O Facebook é um ótimo lugar para anunciar porque é muito preciso na segmentação do público. Ele permite definir exatamente quem receberá sua propaganda e você pagar por ela apenas quando a pessoa fizer uma ação. O lado ruim é que, como o algoritmo do Facebook vive mudando, as empresas terão que investir cada vez mais dinheiro para que as pessoas vejam suas publicações.

  • Eventos
Eventos são uma ótima oportunidade para alcançar seu público, principalmente os eventos de nicho, que terão grande presença do seu target. Se tiver condições, patrocine um evento e coloque sua marca em tudo, assim você será lembrado pelo quando olharem para o brinde. Uma coisa simples como uma caneta, usa o tempo todo.

  • Promotoria de Vendas
Não existe abordagem mais direta do que ter uma pessoa oferecendo seu produto para outras pessoas. O fator humano pode ajudar, mas vai depender dos vendedores escolhidos. Nesse caso o investimento é na equipe, que precisa ter muito jogo de cintura e poder de convencimento para conseguir fechar uma venda.

  • Mala Direta
Muita gente acha que correio é uma coisa antiquada, mas dependendo do seu negócio pode ser uma boa forma de cativar o público. As pessoas adoram receber coisas e, em tempos em que tudo é feito por internet, mandar algo palpável para um potencial cliente pode fazer toda a diferença.

Como colocar em prática?


Para colocar em prática ações de Outbound Marketing, você pode começar pelo e-mail marketing e utilizar o Mailchimp, que é uma plataforma de envio de e-mail marketing, umas das mais eficazes da atualidade. Em apenas 20 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de Internet pode criar e enviar uma campanha dentro do site. Simples e rápido. O mais bacana é que o Mailchimp te permite 12.000 disparos grátis.

Para iniciar acesse https://mailchimp.com/

1. Cadastro: Vá em Create Account. Insira seu e-mail, escolha seu username e sua senha. Valide o email que o Mailchimp te enviar e faça o login. Logo no primeiro acesso será necessário preencher dados básicos como endereço, nome completo e etc.



2. Crie uma lista: Clique em Lists e Create Lists.

Dica: Uma boa lista é o segredo do disparos de e-mail marketing. Sendo assim, mailings comprados viram spam e o Mailchimp é inteligente suficientemente para banir o acesso das listas ruins. Importante ter certeza da qualidade da lista.

Nomeie a lista. Cadastre um e-mail para devolução de mensagens e informe o porquê do destinatário estar recebendo esse e-mail. Para preencher os contatos nas listas é possível: digitar os e-mails um a um, usar ferramentas como o Google Contacts diretamente e fazer o Upload rápido no sistema usando um arquivo csv. do Microsoft Excel (forma mais eficaz).



3. Crie sua campanha: Clique no menu Campaign, em seguida Create Campaign. Escolha a opção Create na E-mail.


Selecione a lista que você importou da campanha e clique em Next Step – Setup. Nomeie a campanha e confira os dados pré cadastrados. Nesta etapa é possível fazer uma conexão com o Facebook, Google Analytics e Twitter. Se tudo estiver correto clique em Next Step – Design.


Selecione o modelo do template. Se tiver um modelo próprio é possível usar através de um upload também.


Edite o conteúdo do e-mail. Os templates estão preparados para edição de fotos, textos e links. Bem fácil. Clique no box correspondente e edite as informações que serão visualizadas no e-mail marketing. Dentro de cada box é possível inserir links, fotos e cores. Confirme as configurações e clique em Next Step – Plain Text.


Antes de enviar os emails é muito importante visualisar o layout e ainda assim enviar um email de teste para verificar se urls, imagens e textos estão funcionando corretamente. Faça um Preview para ver a “cara” do email. Em Schedule podemos programar o envio para diferentes horários.


Após os testes e ajustes é hora do disparo. Clique em Send Now para enviar.


É parte essencial do sucesso de toda campanha acompanhar os relatórios e obter dados sobre o andamento dela. No menu Reports é possível gerenciar a campanha em tempo real. Lembre-se que campanha boa é aquela que possui antes de tudo, um bom mailing (lista).

Se você não se sente confiável em realizar o passo a passo no Mailchimp, por se tratar de uma ferramenta para iniciantes, ou se sua empresa necessita de uma plataforma profissional de disparos de E-mail Marketing, o Backsite pode te auxiliar nesse processo.

O Backsite pode disponibilizar para sua empresa além do sistema de gestão, uma plataforma única de e-mail marketing com opções de disparos automáticos, acompanhamento de relatórios que você poderá visualizar onde preferir, no seu computador, tablet ou celular. Tenha sua própria ferramenta de E-mail Marketing, invista no seu negócio. Entre em contato conosco.