Problemas com o acompanhamento do pedido no e-commerce? Conheça a solução.

Profissionalize seu negócio com processos automatizados.

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A praticidade e o conforto na compra de produtos pela internet têm feito o mercado de e-commerce crescer nos últimos anos.  Com o aumento das vendas, entregar os pedidos de forma rápida e segura tornou-se um desafio para os administradores de lojas virtuais.

Uma das queixas mais recorrentes é sobre à entrega das mercadorias, seja por descumprimento do prazo, dano, entre outros. Para atuar de forma mais precisa nesta etapa, é necessário que os e-commerces se integrem com os sistemas de informação das transportadoras, para acompanhar os status do processo até a conclusão da entrega e informar em tempo real aos clientes.

Por que automatizar as entregas?


Automatizar a entrega dos produtos do e-commerce é essencial para o bom relacionamento entre o consumidor e o comerciante. Depois que todo o processo de entrega é automatizado, o comerciante e o consumidor podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.

As ferramentas de integração, responsáveis pela automação, fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o comerciante. Com a análise dos dados, o comerciante poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.

Como acontece o processo de automação?


O processo começa quando o pedido é concluído. Cada produto recebe uma etiqueta com um código de identificação e é separado para que a transportadora recolha. Através da integração de sistemas entre a loja e a transportadora é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega. Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor. Esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do cliente já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.

4 dicas para melhorar o acompanhamento do pedido


1. Definição de métricas

Determinar a metodologia que será utilizada é o primeiro passo importante para a estruturação do seu plano. Os dados mais relevantes precisam ser levados em consideração, você pode analisar a quantidade de entregas feitas em um determinado período, avaliar o número de reclamações ou acompanhar as etapas do pedido (no momento em que o cliente comprou até a entrega da mercadoria). Nesse caso, defina quais são as métricas mais importantes para o seu negócio.

2. Investimento de tecnologias

Entregar tantos pedidos e controlar as etapas de cada um deles não é nada fácil. As chances de erros aumentam gradativamente quando os processos são geridos manualmente. Nesse caso, as ferramentas automatizadas de rastreamento são mais adequadas para desempenhar esse papel, pois elas fornecem as informações pontuais, permitindo ao gestor identificar os problemas e apresentar medidas assertivas.

3. Integração dos sistemas

Entregar tantos pedidos e controlar as etapas de cada um deles não é nada fácil. As chances de erros aumentam gradativamente quando os processos são geridos manualmente. Nesse caso, as ferramentas automatizadas de rastreamento são mais adequadas para desempenhar esse papel, pois elas fornecem as informações pontuais, permitindo ao gestor identificar os problemas e apresentar medidas assertivas. Entregar tantos pedidos e controlar as etapas de cada um deles não é nada fácil.

As chances de erros aumentam gradativamente quando os processos são geridos manualmente. Nesse caso, as ferramentas automatizadas de rastreamento são mais adequadas para desempenhar esse papel, pois elas fornecem as informações pontuais, permitindo ao gestor identificar os problemas e apresentar medidas assertivas.

4. Use código de barra

Identificar produtos por meio de códigos de barras oferece inúmeras vantagens aos comerciantes, uma vez que, além de ajudar a controlar melhor o estoque, também pode ser usado para rastrear mercadorias. Isso ajuda a manter todos informados e ainda reduz os problemas originados por falhas humanas.

O acompanhamento de pedidos, feito por métodos automatizados, contribui em diversos aspectos. Desse modo, o comerciante potencializa a eficácia da comunicação, melhora a produtividade, controla os recebimentos, fortalece a aliança entre loja-consumidor e ainda cresce em termos de profissionalismo. Quer adquirir a tecnologia específica para automação do seu e-commerce, ou esclarecer dúvidas sobre o processo, entre em contato conosco teremos o prazer de atende-lo!