Estratégias de Pós Venda podem fidelizar os clientes e gerar novos negócios

Entenda a importância dessa etapa no processo de vendas e saiba como criar as suas próprias estratégias.

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Conquistar novos clientes é um desafio que vem se tornando cada vez mais complicado para as empresas devido à crescente competitividade do mercado. Além de ser complicado é caro!

Como já dizia o consultor de marketing norte-americano Philip Kolther “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Em vez de realizar grandes esforços na captação de novos clientes, investindo em estrutura física e propaganda, construa um relacionamento de longo prazo.

Investir no pós venda é uma ótima prática para reter os consumidores. Mas antes de pensar como esse investimento pode ser muito vantajoso para o seu negócio, vamos entender o conceito.

O que é Pós Venda?

Pós Venda é a área responsável por dar continuidade no relacionamento com o cliente após o fechamento das vendas. Ele também é responsável por manter e aumentar a carteira de clientes.
Essa área pode ser estruturada em diversas outras áreas como atendimento, serviço ao cliente, implementação, suporte e outras que são definidas de acordo com a área de atuação e o produto de cada empresa.

Quais são os benefícios para seu negócio?

Os benefícios de investir no pós-venda são vários para as empresas que praticam essa estratégia. Entre eles estão:
  • Aproximação da empresa com os consumidores;
  • Maiores chances de fidelização;
  • Aumento no volume das vendas;
  • Crescimento do ticket médio do produto;
  • Maiores chances de satisfação dos clientes;
  • Melhora na imagem da empresa;

Como sua empresa pode investir no Pós Venda?

Use e-mails
Além de ser um investimento baixo, o e-mail é uma opção muito conveniente de contato, pois o consumidor vai abrir quando tiver tempo, diferentemente da ligação, que pode ocorrer em um momento inadequado. O e-mail pode ser usado para confirmar o pedido, mostrar os canais de atendimento para futuras dúvidas, reclamações ou sugestões e pedir uma avaliação de como foi à experiência de compra. Lembre-se de usar e-mail marketing personalizado.

Ligações
Apesar de demonstrar maior interesse da parte da empresa ao consumidor, a ligação pode ser inconveniente, pois não sabemos se a pessoa poderá atender ou se esse é um bom momento para ligar. Por isso, reserve as ligações para situações específicas que podem afetar diretamente o consumidor, como, por exemplo, quando uma entrega puder atrasar por algum motivo específico ou algum produto não poderá ser entregue junto com os demais solicitados e por isso aquele produto específico será enviado posteriormente. Os clientes costumam ficar muito ansiosos e, por esse motivo, resolver a questão antes de se tornar um problema é muito importante.

Mostre opções de compra
Mantenha contato com o seu cliente. Lembre-o de datas comemorativas e sugira presentes. Chegou um produto ou serviço novo que pode ser do interesse daquele cliente? Então, avise-o. Enviar cupons de descontos também é uma ótima forma de incentivar as compras.

Ofereça mais que produtos
Não deixe seu cliente pensando que você só quer vender para ele. Se a sua empresa for de moda, por exemplo, envie para ele dicas de como combinar peças, quais cores serão tendência na próxima estação, entre outras opções. Se os seus produtos exigem mais atenção ao modo de usar, pode ser enviado um manual.

Invista em CRM
O CRM (CustomerRelationship Management, em português Gestão de Relacionamento com o Cliente) é utilizado para automatizar os contatos, criar um histórico do relacionamento com o cliente e fazer ações exclusivas, como oferecer descontos, informar lançamentos e parabenizá-lo pelo seu aniversário.

Não pense que CRM é ferramenta apenas para grandes empresas. Independentemente do tamanho, todas as lojas virtuais devem ter um CRM. No mercado há diversos softwares de CRM e, inclusive, diversas versões gratuitas de qualidade.

Uma opção gratuita de CRM que pode ser usado pelo seu negócio é do Hubspot. A ferramenta de permite que você insira um nome e e-mail de um contato e ele automaticamente busca por mais informações desta pessoa. Também é possível usá-lo para procurar por informações sobre uma determinada empresa através do seu nome de domínio, inclusive e-mails trocados, que podem ser salvos e organizados dentro do CRM.

Para fazer o download da ferramenta, acesse https://br.hubspot.com/products/crm
Após fazer download e login, é preciso sincronizar com o Gmail ou Outlook usando o HubSpot Sales para capturar todas as chamadas, e-mails ou reuniões à medida que acontecem.

Logo na primeira tela é possível ter a visualização de todo o funil de vendas. Você pode classificar negócios ganhos e perdidos, compromissos marcados e contratos enviados anteriormente, além de controlar o desempenho com relação às metas estabelecidas.


Você pode controlar as interações com os clientes automaticamente, em e-mail, nas mídias sociais ou em uma chamada. 


 
Além do HubSpot CRM você pode fazer uma sincronização com o HubSpot Marketing para saber qual conteúdo seu lead consumiu para personalizar sua abordagem.


É importante que independente da estrutura ou ferramenta, seus clientes sejam vistos não só como números ou cifras dentro da sua empresa, mas sim como uma parte importante dela.

O Backsite possui a plataforma de CRM completa, ideal para sua empresa efetuar a gestão do relacionamento com seus clientes.

Com uma equipe altamente qualificada que pode potencializar seu projeto com prestação de serviço de consultoria em todas as etapas do processo.

Tecnologia moderna e completamente automatizada com ferramentas inteligentes, que fará você avançar continuamente com o investimento compatível com os resultados obtidos.


Saiba mais sobre as soluções que o Backsite pode oferecer para o CRM da sua empresa:

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Lembre-se que clientes fidelizados e satisfeitos podem abrir novas portas para sua empresa, é na área de pós vendas que essas novas oportunidades são identificadas. Aproveite a oportunidade de gerar novos negócios, entre em contato conosco e faça um orçamento.