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25/04/2018
Marketing
15 dicas imperdíveis para fazer seu planejamento de pauta

O planejamento é uma etapa fundamental para uma estratégia eficiente de Marketing Digital. Muitas vezes, esta etapa é negligenciada por iniciantes, que frequentemente pensam que criar um blog e escrever de vez em quando sobre qualquer tema da atualidade. Mas, não é bem assim. O planejamento é essencial para o sucesso da produção de conteúdo voltado para resultados. Então, se você quer saber como planejar e o que considerar em seu cronograma de produção de conteúdo, continue lendo e tire suas dúvidas.
 

O que é pauta?

 
Pauta nada mais é que o direcionamento dado para a produção dos conteúdos. É nesse momento que são definidos os temas que serão tratados, para quem eles serão endereçados, quais os objetivos devem atender e em qual canal essa conversa deverá acontecer.
 

Por quê fazer planejamento? 

 
Porque sem ele, seu artigo é um tiro no escuro com grandes chances de não atingir o público alvo, ou pior, atingir o alvo errado. É no planejamento que se identificam objetivos, canais de distribuição, ferramentas, buyer personas, entre outros pontos que direcionar a produção.
Isso torna o processo mais eficiente, possível de mensurar, e permite analisar se a estratégia está funcionando, possibilitando ajustes e melhoramentos.
Portanto, não pense que o planejamento é uma etapa descartável, mesmo que você esteja começando e administrando só um blog. Planeje seu conteúdo, crie um cronograma periódico e você verá como isso gerará resultados positivos em sua produção.
 

Benefícios de criar um Planejamento de Pauta

 
  • Criar pautas padronizadas;
  • Facilitar a produção de cada pauta;
  • Otimizar a produção das pautas, na medida em que o planejamento funciona como um escopo para nortear uma melhor produção;
  • Facilitar a terceirização do serviço e a coordenação de jobs remotos realizados por redatores freelancers;
  • Facilitar a revisão de pauta, na medida em que o planejamento descreve os parâmetros de qualidade para o texto produzido.
 

Dicas para Planejamento de Pauta

 
Agora que você já sabe a importância de um planejamento de pauta, veja um exemplo de criação de pauta para você reutilizar em seu próprio documento.
 
1.Tema: Planeje os temas que serão abordados ao longo do período.

2.Título: Escreva um título campeão, capaz de despertar o interesse do leitor e fazê-lo clicar para ler, com menos de 60 caracteres com espaço. Inclua a palavra-chave no título. Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e termos relevantes. Você pode utilizar o Google Trends, ferramenta gratuita do Google.

3.Meta Description: Crie o texto referente à tag meta description. Crie o texto com até 153 caracteres com espaço. Utilize este campo para introduzir brevemente o leitor sobre o tema da pauta.

4.Palavra-chave em foco: Defina as principais palavras-chaves.

5.Palavras-chaves derivadas: Crie uma lista de palavras-chave similares a palavra-chave em foco. Utilize uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave, como: Planejador de Palavras-chaves do Google.

6.Formato: Planeje o formato do conteúdo extensão da pauta. Exemplo: blog post 500 palavras.

7.Buyer Persona: Certifique-se que o tema está de acordo com o perfil da sua Buyer Persona.

8.Jornada do Consumidor: Descreva exatamente para qual estágio de compra esta pauta é direcionada: conhecimento, consideração, decisão.

9.Descrição da pauta: Faça uma a descrição geral da pauta, qual conteúdo deverá ser abordado.

10.Intertítulos: Coloque os intertítulos que devem estar presentes na pauta. Use palavras-chave de forma natural. Insira uma estimativa de palavras para o desenvolvimento de cada intertítulo. Isso ajuda a manter o foco no formato da pauta.

11.Links internos: Indique os links internos que deverão aparecer no desenvolvimento do texto.

12.Imagens: Descreva quantas imagens serão incluídas na pauta, formatos e a aparência ideal. Para iniciantes o ideal é utilizar banco de imagens gratuitos nesta etapa, como por exemplo o Freepik.

13.Texto alternativo de imagens: Insira os textos para o atributo ALT das imagens (texto alternativo que irá aparecer caso a imagem não seja carregada pelo navegador).

14.CTA (chamada de ação — call-to-action): Indique qual o tipo de CTA que a pauta deverá possuir.

15.Referências: Insira os links das referências a serem utilizadas para produção do conteúdo.
 
Planejar é essencial para todo tipo de tarefa. Em ações de Marketing isso se torna ainda mais fundamental. Lembre-se que a pauta é um dos elementos mais importantes de um programa de Marketing de Conteúdo. Por isso, dedique o tempo necessário para planejar a estrutura padrão de sua produção de conteúdo.
 
Porém, se você não possui tempo disponível para se dedicar a esse assunto com a atenção que ele merece, o Backsite pode disponibilizar para sua empresa todo suporte para produção de Marketing de Conteúdo, com equipe especializada e experiente no mercado, a fim de garantir com qualidade realização das etapas de produção da pauta, implementação dos processos de nutrição, e retorno das ações. Entre em contato conosco.


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