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25/04/2018
Marketing
5 dicas para escrever títulos atraentes

Produzir conteúdo para sites e blogs é sempre um desafio, mesmo para profissionais. Do começo ao fim o texto deve ser interessante e reter o leitor, de preferência gerando interações com a página. E, por isso mesmo, os títulos dos textos devem ser valorizados. Afinal, é ele que primeiramente atrai um leitor. Mas como criar títulos atrativos?

Existem alguns formatos de título que funcionam bem e tendem a chamar bastante a atenção da audiência. No entanto, em se tratando de criar títulos criativos para textos e artigos para a internet, vale ressaltar que a palavra-chave deve estar sempre estar nele para ajudar na otimização das páginas.

A otimização de um artigo possui várias etapas, e uma das primeiras é escrever um título criativo que contenha a palavra-chave, tornando-o mais relevante para os mecanismos de busca. Esse não é o único fator que irá ajudar a página aparecer bem posicionada no Google, mas pode contribuir um pouco com esse posicionamento.

Dicas de como criar títulos atrativos para seu site


1. Título curto: não há uma regra fixa quanto ao comprimento de títulos ou chamadas para suas publicações, mas eles devem ser precisos e ir direto ao ponto. Outro fator importante é o local onde ele aparecerá. O comprimento ideal do título para postagem de blog costuma ser de 40 caracteres e, a partir de 70, eles começam a aparecer cortados em alguns locais. Para as redes sociais, eles devem ser ainda mais curtos. Se estamos falando sobre o Facebook, as manchetes devem estar entre 12 e 14 palavras. Já para o Twitter, elas devem ser mantidas de 8 a 12 palavras. O uso de títulos curtos e diretos demonstra muito mais eficiência nas mídias sociais.

2. Diga aos leitores o que fazer: usar um título com comando claro é benéfico, pois ele diz aos leitores o que fazer. Para isso, seja preciso e lembre-se que os clientes que chegarem a você terão certeza que você faz exatamente o que pede que eles façam nos títulos de seus artigos.

3. Títulos com perguntas: esse tipo de título sempre gera curiosidade do leitor, principalmente porque tende a apresentar uma resposta para um problema, que é resolvido ao longo do texto. Como muita gente utiliza perguntas como palavras-chave, criar um título que remeta a uma dessas questões é sempre válido. Exemplos: “O que é taxa de rejeição?”; “Afinal, o que são leads?”; “Por que as empresas devem estar nas redes sociais?".

4. Listas: criar postagens com enumeração de tópicos é quase sempre sinônimo de sucesso. O número do título costuma fazer com que a audiência tenha curiosidade em conhecer algumas soluções interessantes para seus problemas, que são apresentados de formas mais simples quando estão em listas. Exemplos: “10 problemas técnicos de SEO”; “10 dicas para criar uma campanha bem-sucedida no Google”; “8 dicas de marketing digital para pequenas empresas".

3. Tema com complemento: são aqueles títulos que possuem dois pontos ou travessão no meio deles. Isso porque, seguido ao tema do artigo, há um complemento que busca chamar ainda mais atenção dos leitores. Esse tipo de título também valoriza a busca orgânica, pois o tema vem logo no início do título de forma bem simples e direta.

4. Títulos com provocações: tudo que pode criar polêmica acaba chamando atenção na internet. Por isso, se você quer criar um título atrativo, tente utilizar essa tática. No entanto, títulos provocativos exigem um grande conhecimento do tema, tendo em vista que o autor precisa ter muitos argumentos para sustentar sua opinião. Exemplos: “Feed do Facebook passará a mostrar mais posts de amigos e familiares”; “Erros comuns nas campanhas de e-mail marketing".

5. Títulos didáticos: são títulos para textos que buscam ensinar algo mais didaticamente. Muitos possuem, inclusive, um passo a passo do que fazer. No caso, o artigo “Como criar títulos criativos” é um título didático.

É claro que não há uma fórmula mágica para criar títulos atrativos, mas essas dicas podem ajudar bastante quem tem problemas na hora de nomear seus textos. Além disso, também é possível misturar os diferentes tipos de títulos ou, ainda, encontrar outros tipos igualmente interessantes.

Faça publicações com títulos incríveis de qualquer lugar


Agora que você já conferiu as dicas para produzir títulos atraentes e capturar a tenção do leitor, aproveite para conhecer uma ferramenta exclusiva de postagens, que vai facilitar a produção conteúdo da sua empresa.

Pelo aplicativo Post, do Backsite, é possível criar suas postagens para que elas sejam publicadas no site, blog ou aplicativo de notícias da sua empresa. Através dele você pode visualizar status, data, autor e local das publicações. Editar e excluir posts. Fazer upload de textos e imagens do álbum ou da câmera tirada no exato momento da postagem. A interface é bem simples, logo ao abrir o aplicativo o usuário seleciona em qual domínio deseja publicar as informações.



Após selecionar o domínio, você já pode iniciar o processo de postagem, inserindo o Título, Legenda e Conteúdo do seu site/blog.



Ao ativar a opção publicar, o seu conteúdo será disponibilizado online no domínio escolhido no início do processo. A próxima tela apresenta o resultado final da postagem, por ela é possível editar, inserir foto da galeria ou tirar foto na câmera e ainda excluir a publicação.



Após finalizar a publicação, você também poderá visualizar a lista de todas as postagens realizadas no seu domínio.



Pronto! De maneira simples e prática você consegue gerenciar vários domínios, ideal para quem trabalha com marketing digital e precisa postar conteúdo em mais de um canal na internet simultaneamente.

Além de proporcionar mobilidade, com o aplicativo do Backsite você pode realizar suas postagens em tempo real, direto do celular. Simplifique a produção de conteúdo da sua empresa, entre em contato conosco e faça um orçamento.


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