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26/06/2018
Marketing
Como aumentar o engajamento no seu blog?

Se você notou que um bom número de visitantes que chega ao seu blog não está interagindo com o seu conteúdo, isso quer dizer que é preciso melhorar seu engajamento e talvez seja necessário uma mudança de atitude. O engajamento digital exige a aplicação de métodos capazes de mostrar, ao leitor, o que sua página tem de relevante.

O que é engajamento?


É toda forma de interação entre os leitores e o seu conteúdo. Pode ser um compartilhamento, um comentário, a assinatura de uma newsletter ou até mesmo o retorno ao seu site em busca de novas informações.

Leitores engajados são aqueles que permanecem ativos em seu blog. Além disso, eles executam determinadas ações propostas, podendo se tornar, mais à frente, futuros clientes ou seguidores.

Por que aumentar o engajamento no seu blog?


Conseguir isso é um grande mérito, pois o engajamento digital é um fator bastante relevante para os motores de busca. O Google, por exemplo, leva muito em conta o envolvimento dos leitores com sua página. Quanto mais presente e engajada for a pessoa e mais comentários e compartilhamentos houver, mais seu blog subirá no ranking. Ele aparecerá bem posicionado entre os resultados de busca. Isso, é claro, contribui para o crescimento do tráfego e da taxa de conversão.



3 passos para aumentar o engajamento do seu blog


1. Descubra seu público alvo

Sem engajamento digital é impossível manter seu blog por muito tempo, pois os usuários são a razão de ele existir. Entender exatamente quem é seu público-alvo é a primeira etapa a ser trabalhada. Depois, buscar por conteúdos que realmente sejam apropriados às necessidades dos leitores.

A realização de uma pesquisa prévia para descobrir seu público-alvo e, a partir dele, concentrar-se na elaboração de personas é a chave para a criação de conteúdos mais personalizados que atrairão um número maior de pessoas engajadas com as soluções que seu conteúdo oferece.

Quando os leitores entram na sua página, eles fazem isso por uma razão: acham que ela tem o que eles procuram. Mas você está preparado para superar suas expectativas?

Portanto, conhecer quem é seu público-alvo e saber identificar suas personas é fundamental. Sem isso, não há como entregar as melhores soluções, construindo assim, um relacionamento fiel e mais duradouro com sua audiência e aumentando o engajamento digital.

2. Crie conteúdos interessantes

O conteúdo é o pilar do seu blog. É uma das bases mais importantes que sustenta o tráfego, o engajamento e a taxa de conversão de visitantes. Ele deverá ser sempre o melhor para que as pessoas simplesmente sintam vontade de interagir e compartilhar seus posts com amigos.

Materiais diferenciados e pertinentes são mais do que imprescindíveis para aumentar o engajamento do seu público-alvo no blog. Diversifique sua forma de comunicação. Entregue constantemente tipos de conteúdo inovadores, mais atraentes, sejam eles em forma de textos, infográficos, vídeos ou áudios.

3. Incentive discussões e perguntas

Uma fantástica maneira de aumentar o engajamento no seu blog é incentivar discussões e perguntas por meio de questões que sejam de interesse do seu público. Levante assuntos que incitem a participação e interação dos usuários.

As conversas podem começar naturalmente nos comentários ou podem ser realizadas via chats, vídeos ou outros meios. O conteúdo do debate também pode ser proposto pela sua própria audiência, mas o tema deve ser aprofundado de forma reflexiva, apropriada ao seu nicho de atuação e de maneira bilateral.

Procure criar um ambiente único para discussões, colocação de pontos de vista e feedbacks construtivos. Dê espaço para o surgimento e a resolução de questionamentos, abrindo caminho para um diálogo sadio e colaborativo.

Muitas vezes tudo começa com uma simples pergunta que pode ser feita via e-mail ou post, por exemplo, e acabar se expandindo para outros canais de comunicação. Lembre-se, você deve sempre responder aos comentários principais se quiser estimular o engajamento na sua página.

O Backsite tem uma plataforma completa para efetuar campanhas com interação, chamadas para ação, plataforma de envio de newsletter, e-mail marketing, em que você pode incorporar sua campanha com acompanhamento e relatórios que você poderá visualizar no dispositivo de sua preferência (computador, tablet ou celular).

Não deixe de aperfeiçoar suas peças de marketing digital, pois elas podem fazer a diferença na taxa de conversão. Se você precisa de mais informações para montar seu blog e deseja desenvolver interações digitais mais avançadas, entre em contato conosco!



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