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16/08/2018
Marketing
Aprenda a calcular o ROI da sua empresa

ROI é uma das métricas de marketing digital utilizadas para analisar os investimentos feitos pelas empresas. Aprender como calcular o ROI de um investimento é importante, porque com os resultados em mãos você pode criar novas táticas e propor mais desafios para sua empresa.

Para entender melhor essa métrica é preciso entender o que é ROI, como calculá-lo e como usá-lo para melhorar sua estratégia de vendas pela internet.

O que é ROI?


ROI é uma sigla que vem do inglês, Return Over Investiment, que em tradução para o português significa Retorno sobre Investimento. Todo investimento que sua empresa faz pode ter um ROI específico para mensurar quais foram os lucros obtidos.

No caso do marketing digital, o ROI é calculado para avaliar os investimentos feitos em cada canal de comunicação. Com a evolução do mercado digital, sugiram dados mais precisos como alcance, número de visualizações, dentre outros. Desta forma, calcular o ROI dos investimentos em marketing digital ficou mais fácil de mensurar e avaliar.

Por que o ROI é tão importante?


O ROI é fundamental para que você avalie corretamente a eficácia de cada investimento realizado na sua empresa, especialmente pela área de Marketing. Com o cálculo do ROI fica mais fácil determinar o que funciona ou não, e dessa maneira você consegue planejar com mais segurança as suas próximas ações.

A partir do ROI você pode traçar metas mais realistas para a sua empresa, tendo em mente o retorno que ações semelhantes trouxeram no passado. Ou seja, o ROI pode desempenhar um papel muito importante no seu plano de negócios.

Além disso, o ROI costuma ser avaliado por investidores na hora de determinar se vale a pena apostar no seu negócio. Portanto, é de fundamental importância que você calcule o retorno de todos os investimentos realizados na sua empresa.

Como calcular o ROI?


Para fazer esse cálculo, é importante que você inclua todos os custos de uma ação, para não ter resultados falsos. Para calcular o ROI de um investimento basta seguir esta fórmula básica e simples:

ROI = (RECEITA – CUSTO) / CUSTO


Digamos que você investiu 10 mil em uma ação que converteu em 100 mil em vendas. Nesse caso o seu cálculo é (100.000 – 10.000) / 10.000 e o resultado é 9. Ou seja, você teve um retorno de 9 reais para cada real investido, o que é um ótimo retorno.

Outra possibilidade é calcular a porcentagem do retorno. Nesse caso, você faz o mesmo cálculo de (RECEITA – CUSTO) / CUSTO, e depois multiplica por 100. Utilizando o exemplo anterior, isso significa que você teve 900% de lucro.

Qual é a RECEITA?


Pode parecer super simples responder a essa questão, mas é necessário cuidado para não se confundir, especialmente se você trabalha com ações simultâneas em sua estratégia na web.

Como já dito, cada campanha tem o seu próprio ROI. Você até pode calcular o ROI integral da sua estratégia de marketing digital, mas é importante avaliar individualmente as ações.

Para isso, o primeiro movimento é identificar quanto arrecadou por meio de cada uma delas. Mas é preciso trabalhar com dados mensuráveis. Ou seja, por receitas, entenda o valor que entrou no caixa oriundo da sua ação de marketing.

Qual é o CUSTO?


Aqui, vale o mesmo raciocínio aplicado aos ganhos. Como cada campanha tem seu ROI, considere o valor investido individualmente nelas. Só assim você alcançará um resultado confiável. Então, com relação aos investimentos, leve em conta o que gastou para promover determinada ação.

Exemplo: Por exemplo, uma campanha no Google Adwords gerou conversões, leads e R$ 500 em vendas. Essa é a receita que você precisa considerar, portanto. E o seu custo corresponde ao valor aplicado para promover a sua campanha no Google Adwords.

Como analisar os resultados?


Ao utilizar ferramentas conhecidas de métricas, como o Google Analytics, você se depara com centenas de informações sobre o tráfego em seu site. O relatório do Analytics é poderoso, mas o usuário pode perder horas preciosas até encontrar os dados que realmente interessam.

Ao utilizar ferramentas conhecidas de métricas, como o Google Analytics, você se depara com centenas de informações sobre o tráfego em seu site. O relatório do Analytics é poderoso, mas o usuário pode perder horas preciosas até encontrar os dados que realmente interessam.

Quando a sua campanha é focada em resultados, as chamadas métricas de vaidade não fazem muita diferença. Ou seja, não adianta ter milhares de fãs na sua página no Facebook se eles não compram nada. O que interessa é quantas pessoas chegaram até o seu site através dos posts nas redes sociais (e outros canais) e de fato efetuaram uma compra.

Portanto, ao elaborar um relatório para a sua empresa ou cliente é muito importante que você foque em resultados. Existem maneiras de integrar o Google Analytics às suas campanhas e assim determinar o que de fato funcionou (ou não) na sua estratégia de comunicação.

Por isso, ao elaborar um relatório tenha em mente quem vai ter acesso a esses dados, e pense em quais são as métricas que realmente interessam ao seu público-alvo. Porém, se você é inexperiente com análise de ROI em marketing digital e precisa de um auxílio profissional para entender seus números, entre em contato conosco!




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