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20/11/2018
Marketing
6 métricas essenciais para medir o desempenho do seu site
O site, ou blog, de uma empresa é o principal meios de atração e conversão de clientes, além de uma ferramenta utilizada pelos profissionais para produção de conteúdo para todas as etapas do funil de vendas. Para auxiliar no processo de análise de performance, selecionamos as métricas mais utilizadas para a esses dois canais.

1. Visitas no site


A métrica de visitas no site permite que a empresa saiba quantas pessoas acessaram aquela URL em um determinado período de tempo, além de mostrar individualmente quais são as páginas mais acessadas (e as menos acessadas também). Importante para que a empresa entenda qual é o tamanho do público-alvo que está atraindo para o seu site ou blog. Já pela métrica de visitas únicas, é possível saber quantos usuários únicos visitaram seu site (ou seja, quantas pessoas estão retornando para visitar os seus conteúdos e quantas não estão).

Explicando simplificadamente, se uma pessoa X acessa o seu site uma vez e nunca mais volta, por exemplo, enquanto outra pessoa Y acessa o site cinco vezes, você terá no total seis visitas, mas apenas um visitante único. Dessa maneira, torna-se mais fácil de entender quantas pessoas se interessam em voltar no seu site e otimizar suas estratégias a partir dessa informação.

2. Tempo de tráfego


O tempo de tráfego gasto no site calcula, em minutos, qual o tempo médio que cada um dos usuários gasta no site. Dessa maneira, é possível descobrir quais conteúdos retém os consumidores por mais tempo e quais podem ser otimizados, por exemplo, pelo tempo em que os usuários gastam nele em média.

3. Taxa de rejeição


A taxa de rejeição mostra a porcentagem de visitantes que deixam seu website antes de continuar explorando suas outras páginas. Por exemplo, se um possível visitante encontrar sua página inicial depois de pesquisar por você, e sair da página antes de clicar em qualquer outro link, ele será contabilizado na taxa de rejeição.

Geralmente, é importante que a taxa seja a mais baixa possível, já que quando alguém passa um tempo no seu site, é mais provável que ela converta ou execute ações significativas. No entanto, a taxa não precisa mostrar necessariamente algo ruim, já que pode indicar os principais problemas do site e fazer com que a empresa otimize seus resultados de campanhas de marketing da melhor maneira possível.

4. Taxa de conversão de marketing


A taxa total de conversão no site é uma das métricas de marketing mais importantes para medir a lucratividade de seus esforços gerais na área. Embora seja possível definir uma conversão de várias maneiras (como pelo preenchimento de um formulário de lead, a conclusão de um checkout em um site de e-commerce, entre outros), as conversões são sempre vistas como uma vitória aos olhos de um profissional da área.

As conversões podem ser avaliadas diretamente do site, dependendo de como ele é criado, ou pode ser configurada uma meta no Google Analytics para acompanhar seu progresso. Os baixos números de conversão podem ser o resultado de algo que precisa ser mudado, como más ofertas ou visitantes desinteressados.

A taxa deve ser calculada da seguinte maneira: % de Taxa de conversão = (número de visitantes que realizaram conversão / número total de visitantes no site) x 100. Supondo, por exemplo, que um site tenha 100 visitas em um dia e que destas, 5 realizam uma compra, a taxa de conversão seria de 5% no total.

5. Taxa de conversão de vendas


A taxa de conversão de vendas é utilizada para analisar não o número total de conversões de um site, mas sim o quanto a estratégia foi eficiente em cada uma das partes do funil de vendas. Para que essa mensuração seja feita, portanto, é importante que a empresa tenha uma definição clara de quais são os Leads em cada uma das etapas do funil.

Dessa maneira, é possível descobrir, por exemplo, se a maior parte dos problemas está concentrada em uma parte específica do funil, e pode ser otimizada apenas para ele enquanto as outras demonstram um bom resultado.

6. Origem do tráfego


É a métrica que vai medir de que maneira os Leads estão chegando no seu site ou blog, que pode ser por meio de:

  • Tráfego direto (quando as pessoas acessam diretamente o seu site no navegador);
  • Links (quando a pessoa chega pelo seu site por meio de links que o utilizam como referência para determinado conteúdo, como nas redes sociais);
  • Busca orgânica (por meio de pesquisas de palavras-chave em um site de buscas, o usuário encontra a sua página indicada);
  • Campanhas de mídia paga.

Por meio dessa métrica, é possível descobrir quais canais estão obtendo melhor performance em levar usuários para o seu site, quais ações terão mais resultados (em outros sites, redes sociais, ferramentas de busca, etc), onde vale mais a pena investir em divulgação e quais meios devem ser otimizados. Além das métricas citadas anteriormente, existem inúmeras outras maneiras de medir quais estratégias estão sendo efetivas para o seu negócio.

No entanto, quando falamos em métricas é necessário separarmos quais são mensuráveis e importantes para o seu negócio e quais são consideradas métricas de vaidade, mas não trazem informações que podem realmente ajudar a empresa a otimizar suas estratégias de marketing digital. Verificar regularmente essas métricas permite com que uma campanha de marketing digital seja ainda mais otimizada e ofereça resultados melhores.

Por meio de todas essas análises, é possível descobrir quais são as maiores falhas da empresa, do seu site ou da sua campanha, o que é necessário mudar para que o cliente se sinta mais interessado em seus conteúdos e como o público-alvo prefere, de fato, que o marketing converse com ele. Se a sua empresa ainda não possui uma equipe especializada de marketing, ou se você não se sente confiante em iniciar as análises de performance do seu site por conta própria, o Backsite pode disponibilizar uma tecnologia ideal com ferramentas completas para comunicação do seu negócio. Entre em contato conosco!



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