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São Vicente - São Paulo - Brasil, 24 de agosto de 2019.
 

31/01/2019
Marketing
EdgeRank: entenda como funciona o algoritmo do Facebook

Quer usar o Facebook para aumentar as vendas do seu negócio? Saiba que um dos grandes diferenciais dessa rede social em relação às demais é, sem dúvida, o seu algoritmo. Com ele, a rede social busca sempre exibir conteúdo relevante a partir do comportamento do usuário. Uma maneira de tornar seus usuários mais ativos e presentes dentro da rede.

O que é?


EdgeRank, também conhecido como o algoritmo do Facebook, é um recurso utilizado para compreender qual é o post mais relevante para o usuário enquanto ele está acessando aquela rede social. Para facilitar o entendimento vamos desmembrar o termo:

  • Edge
São todas as ações que acontecem dentro da rede social envolvendo perfis e perfis ou perfis e fan pages. Cada ação, como curtir, comentar, marcar, compartilhar, cliques, enfim, todas as ações entram na área do Edge.

  • Rank
Ranqueia todas essas ações que acontecem no Edge e, quanto maior for o Rank do produtor do conteúdo e você, maiores são as chances desse conteúdo aparecer em seu feed de notícias. O algoritmo então observa os Edges que estão conectados com um usuário e monta um Ranking baseado na importância desse conteúdo para o mesmo.



Para que serve?


Imagina que você adora tecnologia, procura notícias e segue páginas que falam sobre o assunto, mas no seu feed aparecem apenas posts relacionados à culinária. Você continuaria gastando seu tempo nessa rede social? Provavelmente não. Por isso, o EdgeRank filtra as informações que considera mais importantes aparecer para cada usuário. O EdgeRank se baseia em três critérios para escolher que tipo de post você vai ver na sua linha do tempo, são eles:

  1. Afinidade;
  2. Peso;
  3. Tempo.

1 - Afinidade (quanto mais interação, mais afinidade)

A afinidade retrata a aproximação/relacionamento, entre uma marca e um fã. A afinidade é construída por repetidas interações com os edges da marca (comentar, curtir, compartilhar, clicar e até mensagens). Sendo assim, quanto mais seus fãs ou amigos se engajarem com seu conteúdo, maiores são as chances do que você postar ser visualizado por eles.

2 - Peso (o Facebook prioriza publicações com vídeo ou foto)

O peso diz respeito ao tipo de interação que a pessoa tomou frente ao seu conteúdo. Desta forma, cada ação possui um peso diferente para a fórmula, com isso, um curtir teria menos peso do que um comentário em uma postagem. Isso acontece porque para o Facebook, há mais engajamento do usuário ao comentar, que demora mais, do que simplesmente clicar em curtir.

3 - Tempo (publicações antigas são consideradas menos valiosas)

Quanto mais tempo de publicação o conteúdo possui, menor é o valor dados ao engajamento com ele. Isso acontece porque o Facebook quer que o seu feed de notícias se mantenha sempre “fresco” e com conteúdo novo.

Não existe uma fórmula mágica para que todas as pessoas recebam tudo o que você postar. Mas é possível ter algumas boas práticas para que suas publicações cheguem para uma audiência maior. As regras do algoritmo mudam com frequência, por isso, minha dica é que você atualize-se sempre sobre o assunto.

O principal ponto é criar conteúdos que sejam atrativos para seu público. Porém, se você não se sente seguro e precisa de auxílio para fazer seus seguidores interagirem mais com sua fan page, entre em contato conosco e aumente o alcance das suas publicações.



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