Conheça as 4 etapas da Jornada de Compra - Backsite Serviços Online - Compartilhando Soluções
Rede Corporativa
São Vicente - São Paulo - Brasil, 11 de dezembro de 2019.
Backsite 20 anos
Conheça toda história do Backsite, desde 1999 até os dias atuais.
Por que usar Outbound Marketing na sua empresa?
Conheças as estratégias do marketing tradicional para obter resultados rápidos e assertivos.
Backsite se associa ao Parque Tecnológico de Santos
Soluções tecnológicas & desenvolvimento
Estratégias de Pós Venda podem fidelizar os clientes e gerar novos negócios
Entenda a importância dessa etapa no processo de vendas e saiba como criar as suas próprias estratégias.
0
1
2
3
4
 

31/01/2019
Marketing
Conheça as 4 etapas da Jornada de Compra
Antes de começar a produzir conteúdo para as estratégias de Inbound Marketing é importante ter conhecimento das quatro etapas da jornada de compra e seguir todo o passo a passo para criar uma estratégia efetiva. Afinal a definição dos conteúdos deve estar de acordo com as necessidades dos clientes e das suas posições dentro da sua jornada de compra.

O que é Jornada de Compra?


A jornada de compra é um modelo que define os estágios pelos quais o cliente passa antes de tomar a decisão de comprar uma solução, serviço ou produto. Essa jornada se baseia no que o consumidor busca em cada estágio. Pensar nas as palavras-chave para cada estágio é uma estratégia ótima para direcionar o conteúdo. Essa identificação facilita na hora em que o marketing e o time de vendas entram em ação, pois dá a eles informações assertivas sobre cada estágio de compra, fazendo com que possam atender as necessidades do comprador com precisão.

Quais são as etapas da Jornada de Compra?


Vamos falar separadamente sobre cada uma destas etapas e o tipo de abordagem que devemos realizar para que possamos atingir nosso objetivo, seja ele a efetivação da compra ou a captação de leads, ou qualquer outro objetivo que faça sentido para o seu negócio.

  1. Etapa: Aprendizado e descoberta;
  2. Etapa: Reconhecimento do problema;
  3. Etapa: Consideração da solução;
  4. Etapa: Decisão de compra.

1- Etapa: Aprendizado e descoberta

Este é o momento em que seus futuros clientes estão no processo de descoberta e entendimento de suas necessidades em relação a um produto ou serviço. Nesta etapa ainda não possuem nenhum conhecimento sobre seu produto e provavelmente nunca ouviram falar sobre sua marca. Neste momento seu foco não deve estar em mostrar sua marca ou produto, mas sim em falar sobre os eventuais problemas que seu público alvo apresenta e para os quais seu produto tem a solução.

Quando seu público alvo se deparar com este conteúdo ele irá se identificar com a situação e irá descobrir suas necessidades, que estarão relacionadas ao seu produto ou serviço. Nesta etapa é muito importante conquistar audiência, pois é atraindo o máximo de pessoas possíveis que você irá identificar seus futuros clientes. Exemplos de temas a serem trabalhados nessa etapa:

  • Por que prestar atenção em “Marketing Digital”?
  • Os 7 benefícios do Marketing Digital para o seu negócio.
  • Qual o papel das Redes Sociais na sua empresa?

2- Etapa: Reconhecimento do problema

Agora seu cliente já reconhece que possui um problema ou necessidade ligados ao produto ou serviços oferecidos pela sua marca. Neste momento o consumidor parte em busca de mais informações sobre o assunto. A forma mais comum de realizar essa busca de informações é através de sites de buscas como o Google, por isso reforçamos que é de extrema importância que seja definida uma ótima estratégia de palavras-chave, pois é dessa forma que o seu conteúdo chegará até o consumidor.

Neste momento seu cliente está buscando as possíveis alternativas que existem no mercado para a solução do seu problema, é preciso passar credibilidade ao oferecer uma solução. Exemplos de temas a serem trabalhados nessa etapa:

  • Como fazer uma campanha de Marketing Digital em 7 passos.
  • O que você não sabia sobre Marketing Digital.
  • Checklist: Como implementar uma campanha nas Redes Sociais.

3- Etapa: Consideração da solução

Nesta etapa o seu futuro cliente já possui informações suficientes para escolher algumas marcas como alternativas para a solução do seu problema. Agora ele irá avaliar as alternativas que possui, realizando comparações entre a sua marca e as demais em relação ao que cada uma tem a lhe oferecer. Este é o momento de oferecer o máximo de informações possíveis sobre sua marca ou produtos, e os motivos pelos quais ele deve ser escolhido. O consumidor precisa ter consciência do quanto o seu produto é capaz de resolver o problema apresentado, com eficiência acima dos demais produtos que ele descobriu em suas buscas.
Exemplos de temas a serem trabalhados nessa etapa:

  • Estudo de caso: Como a empresa Backsite teve sucesso na campanha de Marketing Digital.
  • 5 cuidados que sua empresa deve ter em escolher a ferramenta ideal para E-mail Marketing.
  • Relatório da indústria: como o mercado está investindo em tecnologia digital.

4- Etapa: Decisão de compra

Seu objetivo foi alcançado, o consumidor optou pela sua marca! Agora é o momento em que você deve oferecer a ele melhores condições para que a compra possa ser concluída. Esta é a etapa em que deve acontecer a abordagem comercial, e ela precisa ser perfeita, de forma que seu cliente tenha tranquilidade em relação a escolha que fez. Devem ser oferecidas vantagens adicionais e benefícios para a efetivação da compra imediata. Exemplos de temas a serem trabalhados nessa etapa:

  • Comparativo: a diferença entre o Backstie e as agências de publicidade.
  • 15 benefícios exclusivos que apenas nossos clientes possuem.
  • Demonstração: como funciona a ferramenta e-Solution.

Planeje seus conteúdos pensando na jornada de compra para cada uma de suas Buyer Personas. Monte uma agenda, alternando a publicação do conteúdo entre os quatro estágios da jornada do seu consumidor. Assim, você irá potencializar tudo o que você está fazendo para abraçar suas personas nos sistemas de buscas e atrair novos visitantes para seu site. Porém, se você não se sente seguro e precisa de auxílio para fazer suas Personas acessem seu site organicamente entre em contato conosco.



Atalhos da página

Faça um orçamento

Envie suas necessidades para que possamos analisar e propor a melhor solução para o seu negócio.

Matriz - Santos
Rua Barão de Paranapiacaba, n°233 - Cj. 1708
CEP: 11050-251 / Encruzilhada / Santos - SP
Tel: (13) 3568-7961 / (13) 3568-2835
Whatsapp: (13) 97413-0738

Unidade - São José dos Campos
Rua República do Iraque n° 40 - 2 Andar - sala/conj 204
CEP: 12.216-540 / Jardim Oswaldo Cruz / São José - SP
Tel: (12) 3302-2950
 
Rede Corporativa e-Solution Backsite