Quer ter uma vitrine virtual perfeita? Veja as dicas! - Backsite Serviços Online - Compartilhando Soluções
Rede Corporativa
São Vicente - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2019.
 

31/01/2019
Marketing
Quer ter uma vitrine virtual perfeita? Veja as dicas!
Quando o cliente está passando na rua e encontra sua loja, ele começa a olhar a vitrine para analisar com atenção cada um dos produtos. Interessado, ele decide entrar na loja. A partir desse momento, ele pode experimentar o produto, perguntar o preço, tirar as dúvidas para decidir se vai fazer a compra. 

Isso acontece desde sempre e não é algo exclusivo para lojas físicas, a vitrine é fundamental nas lojas virtuais também. Assim como nas lojas físicas, no e-commerce é muito importante ter estratégias para expor os itens de maneira apropriada na vitrine virtual.

Como montar uma vitrine?


1 - Definição de layout

Você conhece bem todas as funcionalidades do layout do seu site? O design da sua loja virtual pode favorecer ou prejudicar a construção de uma boa vitrine. Assim como nas lojas físicas, as lojas virtuais que valorizam a exposição dos produtos nas vitrines digitais têm mais chances de aumentarem as vendas.

2 - Escolha dos produtos

Qual produto mostrar? Esta é a primeira pergunta que você deve se fazer. A vitrine tem um espaço limitado e é preciso escolher bem quais são as mercadorias que quer expor lá. Tal qual em uma vitrine de loja física, o ideal é colocar itens que estejam em alta no momento. Lançamentos e promoções também são ótimas pedidas para uma vitrine campeã.

3 - Descrição dos produtos

As descrições de um produto influenciam diretamente no SEO. Quanto mais informações relevantes e de qualidade um produto tiver, mais tempo o usuário vai permanecer na sua página e melhor será o ranqueamento do e-commerce pelos buscadores. Sites com grande número de informações e conteúdo aumentam o tráfego do e-commerce e, consequentemente, a conversão de vendas, já que o consumidor não precisará deixar a sua página para procurar em outros sites.

Qual tipo de vitrine escolher?


Produtos de MAIOR volume

Uma das vantagens de produzir uma vitrine manualmente é poder trabalhar melhor a exposição de mercadorias com alto volume e evitar que os itens fiquem parados no estoque. Confira as dicas relacionadas a essa técnica:

  • Verifique se existem mercadorias com alto volume de estoque nas categorias que mais representam vendas para o seu site e priorize-os no seu trabalho;
  • Faça combinações, se uma categoria de calçados tem alto volume de alguns tênis, sapatos e meias, procure deixar só tênis na mesma linha, só calçados na linha seguinte e assim por diante;
  • Lembre-se de ajudar na organização do mapa mental do seu usuário;
  • Avalie itens que podem ganhar um bom desconto e exiba-as nas primeiras linhas;
  • Crie selos diferenciados para esses produtos.

Produtos MAIS rentáveis

Uma coisa que a maioria dos comerciantes gosta é de vender aqueles produtos que trazem maior rentabilidade para o seu negócio. Essa vitrine tem como estratégia exibir itens por maior faixa de desconto.

Atualmente, existe um filtro na maioria dos sites para maiores descontos. Porém, também é possível desenvolver essa tática de forma manual, posicionando produtos com maiores percentuais de redução de preço nas primeiras linhas

Um grande motivo para fazer isso são as campanhas com até X% Off. É frustrante para o cliente clicar em um banner de uma campanha de até 70% de desconto (por exemplo) e os primeiros produtos serem de 5%, 10% e 15%. Lembre-se: a chamada principal é para um grande desconto. Portanto, deixe esses produtos já no início para manter vivo o interesse de compra no consumidor.

Produtos MAIS abandonados

Sãos produtos que foram colocados nos carrinhos de compras, mas as vendas não foram finalizadas. Essa estratégia é muito importante para fazer a gestão do seu e-commerce. Por meio dela, você poderá identificar problemas relacionados aos fatores que influenciam a compra, tais como uma boa descrição, preço ou falta de imagens.

A dica para esse tipo de vitrine virtual é fazer uma seleção rigorosa no cadastro dos produtos, estabeleça uma linha de corte e promova-os em banners e nas primeiras linhas das categorias. Algumas dicas extras:

  • Na navegação online, existem zonas no site que têm maior visualização. Você pode descobrir quais são as do seu e-commerce por meio de ferramentas como Hotjar. Use esse método para criar banners ou carrossel de produtos nas zonas quente;
  • Deixe os produtos que pretende vender em maior quantidade na primeira posição, pois a leitura do brasileiro acontece da esquerda para a direita.

Lembre-se é possível virar o jogo a seu favor quando as informações na sua vitrine são claras, assim como meio de pagamento, frete e canais de comunicação. O consumidor precisa se sentir seguro para finalizar essa jornada. Caso precise de auxílio para montar sua vitrine virtual perfeita, entre em contato conosco teremos o prazer de atende-lo!


Atalhos da página

Faça um orçamento

Envie suas necessidades para que possamos analisar e propor a melhor solução para o seu negócio.

Matriz - Santos
Rua Barão de Paranapiacaba, n°233 - Cj. 1708
CEP: 11050-251 / Encruzilhada / Santos - SP
Tel: (13) 3568-7961 / (13) 3568-2835
Whatsapp: (13) 97413-0738

Unidade - São José dos Campos
Rua República do Iraque n° 40 - 2 Andar - sala/conj 204
CEP: 12.216-540 / Jardim Oswaldo Cruz / São José - SP
Tel: (12) 3302-2950
 
Rede Corporativa e-Solution Backsite