Sitemap.XML uma maneira de guiar o robô do Google para o seu site - Backsite Serviços Online - Compartilhando Soluções
Rede Corporativa
São Vicente - São Paulo - Brasil, 11 de dezembro de 2019.
Backsite 20 anos
Conheça toda história do Backsite, desde 1999 até os dias atuais.
Por que usar Outbound Marketing na sua empresa?
Conheças as estratégias do marketing tradicional para obter resultados rápidos e assertivos.
Backsite se associa ao Parque Tecnológico de Santos
Soluções tecnológicas & desenvolvimento
Estratégias de Pós Venda podem fidelizar os clientes e gerar novos negócios
Entenda a importância dessa etapa no processo de vendas e saiba como criar as suas próprias estratégias.
0
1
2
3
4
 

21/02/2019
Marketing
Sitemap.XML uma maneira de guiar o robô do Google para o seu site
Para você que está pesquisando como colocar seu site nas primeiras páginas do Google, saiba que fazer um Sitemap, ou Mapa do Site, como é mais conhecido no Brasil, vai te ajudar.

O que é Sitemap?


Sitemap é uma lista com todas as páginas (URLs) do site e funciona como um tipo de mapa que irá ajudar e guiar o robô de busca, ou o usuário, a navegar e encontrar páginas do site.

Qual sua importância para o Google?


Para entender a importância do Sitemap para o Google, vamos supor que a home do seu site é a entrada principal de um supermercado e as categorias do site são as principais vias de acesso. Ao entrar no supermercado, o consumidor recebe em suas mãos um mapa com todas as seções existentes e produtos disponíveis.

Quanto mais profunda é a seção, mais organizado precisa ser o mapa para você chegar lá, certo? É exatamente para isso que o existe o Sitemap. Guiar o usuário ou o robô de busca do Google para uma melhor navegação pelo site, sem acessar páginas com conteúdo irrelevantes ou páginas duplicadas, fazendo com que a navegação flua com melhor qualidade.

O que é Sitemap.HTML?


Como o usuário não lê as mesmas coisas que o robô de busca e vice-verso, foram criados dois padrões de Sitemap. O Sitemap.HTML e o Sitemap.XML. O Sitemap.html é voltado para o usuário que deseja entender a estrutura do site. Esse tipo de Sitemap já não tem sido tão usado e está sendo substituído pelo campo de busca, uma alternativa rápida e fácil para que o usuário encontre as informações que deseja no site.

O que é Sitemap.XML?


O Sitemap.xml é um arquivo escrito de acordo com padrões e códigos específicos para guiar robôs de busca dentro de um site, facilitando a compreensão da estrutura do site, a navegação pelas páginas e a indexação delas pelos sites de busca.

Quando utilizar o Sitemap.XML?


Para ajudar a entender essas peculiaridades do Sitempa.XML, seguem abaixo 4 temas tirados da página do Google sobre Sitemap que indicam em quais casos o uso do sitemap é útil:
  1. Se o site tiver conteúdo dinâmico;
  2. Se o site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento, como por exemplo páginas com conteúdo AJAX ou imagens;
  3. Se o site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para a outra, se o seu site não estiver bem vinculado, será difícil detectá-lo;
  4. Se o site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem vinculadas umas às outras ou que simplesmente não estão vinculadas.

Como criar um Sitemap.XML?


Algumas ferramentas que facilitam bastante a criação de Sitemaps. Se o seu site ou blog utiliza a plataforma WordPress, basta instalar um plugin como o Better WordPress Google XML Sitemaps ou o próprio Yoast SEO, que também possui uma funcionalidade para gerar este tipo de arquivo.

Para outros sites, é possível utilizar o Google Sitemap Generator, do próprio Google. O download da ferramenta auxilia bastante na criação de um mapa partindo do zero. Lembre-se o Sitemap deve ficar hospedado no seu servidor, na mesma subpasta que as urls nele indicadas.

Após criado é necessário primeiro subir o mapa no seu servidor. Feito isso, você acessa o Google Search Console, faz o reconhecimento da propriedade de seu domínio e, lá mesmo, adiciona seu Sitemap para que o Google tome conhecimento de sua existência. Se você ainda não se sente confiante e precisa de auxílio para criar o Sitemap.XML para o seu site/blog, nós podemos te ajudar.

O Backsite conta com uma ferramenta específica para criação de Sitemap.XML, incluso no sistema e2 e disponível gratuitamente para todos os clientes já cadastrados. Para acessar a ferramenta faça log in no sistema e2, acesse no menu de Aplicativos, no canto superior da tela, clique em Site e depois em Conteúdo.



Na página Conteúdo clique em Ferramentas, no canto esquerdo da tela e clique em Mapa do Site.



Ao clicar em Mapa do Site você terá acesso as informações que compõe o seu Sitemap. Para acessar o código XML é só clicar no canto direito da tela, no botão Link XML e em seguida aparecerá o Sitemap.XML do seu site pronto.



Código Sitemap.XML gerado automaticamente pelo sistema.



Se você não é nosso cliente e quer levar essa tecnologia para sua empresa, entre em contato conosco e peça uma demonstração sem compromisso.


Atalhos da página

Faça um orçamento

Envie suas necessidades para que possamos analisar e propor a melhor solução para o seu negócio.

Matriz - Santos
Rua Barão de Paranapiacaba, n°233 - Cj. 1708
CEP: 11050-251 / Encruzilhada / Santos - SP
Tel: (13) 3568-7961 / (13) 3568-2835
Whatsapp: (13) 97413-0738

Unidade - São José dos Campos
Rua República do Iraque n° 40 - 2 Andar - sala/conj 204
CEP: 12.216-540 / Jardim Oswaldo Cruz / São José - SP
Tel: (12) 3302-2950
 
Rede Corporativa e-Solution Backsite