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São Vicente - São Paulo - Brasil, 24 de agosto de 2019.
 

26/03/2019
Marketing
Facilite a tomada de decisões do seu público alvo, utilize a Prova Social para atrair novos clientes
Em algum momento da sua vida você já pensou: “Se todo mundo está fazendo isso, então isso deve ser bom”? Pois então, esse é um comportamento típico do consumidor atualmente, quando não conhece a empresa que está prestes a contratar.

Um exemplo clássico do gatilho de Prova Social ocorre em restaurantes. Imagina que você sai para jantar e na mesma avenida tem um restaurante lotado, com reservas de mesa e ao lado tem um restaurante vazio, o que você faz? Provavelmente espera na fila para entrar no restaurante com mais clientes, porque logo pensa deve ser bom!

O que é Prova Social?


Chamamos de Prova Social uma tendência psicológica que se refere à dependência das pessoas por feedbacks e pelas ações de outros consumidores para determinar se um produto/serviço é bom ou ruim.  Prova Social é considerada um de vários outros gatilhos mentais que influenciam na hora da compra. De forma resumida, os gatilhos mentais ocorrem quando seu cérebro toma uma decisão sem avisar sua consciência.

A chegada das redes sociais ampliou a força da Prova Social fazendo com que esses feedbacks fossem mais rápidos, acessíveis e visíveis. Como resultado, empresas de todos os portes estão percebendo que essa influência é uma parte importante de sua estratégia de marketing digital.

Por que a Prova Social é importante?


O ser humano por natureza precisa da sensação de pertencimento, as pessoas querem se sentir dentro de um grupo maior. A Prova Social dá esse grupo para elas, quanto mais gente comprou um determinado produto, menor é o medo de comprá-lo. O raciocínio é tantas pessoas assim não podem estar erradas, ou ainda se eu errar, eu não erro sozinho.

Como utilizar a Prova Social?


1. Informando Números

O argumento de Prova Social costuma ser utilizado em conjunto com o argumento de números. Uma opção é inserir em suas campanhas informações referentes à quantidade de pessoas envolvidas com o seu negócio. Exemplo: Seja mais um dos 3.000 seguidores da minha Fanpage e ganhe 20% de desconto nos produtos em destaque (promoção de Balck Friday). Dados que podem ser utilizados:

  • Seguidores;
  • Visualizações;
  • Clientes;
  • Atendimentos.

2. Criando Interação nas Mídias Sociais

O botão “curtir ou like” com a informação de quantas pessoas “curtiram” suas publicações também é uma prova social. Você pode utilizar na lateral direita do seu blog o número de pessoas que curtiram os seus posts. Essas centenas de pessoas constituem uma prova social para os seus produtos.

3. Compartilhando Experiência

Outra opção, para ganhar mais credibilidade é compartilhar experiências dos seus clientes com os seus produtos. A maior credibilidade para um produto é atribuída quando um cliente fala dele, então, ter depoimentos de clientes é o que aumentará sua taxa de conversão de maneira significativa. Incentive seus clientes a falarem de você. Esses depoimentos podem ser feitos pelos comentários ou expostos em uma página direcionada para isso, você deve decidir o que faz mais parte da sua estratégia.

4. Compartilhando Avaliação

Que tal um quadro de avaliação disponível em sua loja virtual, onde o cliente pode colocar os prós, os contras, ou indicação dos seus produtos/empresa? Tem aqueles que você encontra mais opções dentre os pontos a serem avaliados, como qualidade do produto, tipo de ocasião para utilizá-lo, durabilidade, beleza, e etc. Verifique se esse modelo será útil para o seu negócio, para aplicá-lo é necessária uma programação diferenciada em seu site ou ferramentas que fazem esse tipo de quadro.

Os benefícios e as possibilidades de crescimento com a Prova Social são imensuráveis, mas é preciso que sua utilização seja bem-feita, você deve utilizá-la de modo natural, sem que fique parecendo opiniões plantadas para convencer o seu público alvo. Se o seu público desconfiar de suas Provas Sociais, você pode ter sua credibilidade afetada e desmontar seu negócio por inteiro.

A melhor maneira é disponibilizar a Prova Social de forma natural, não coloque depoimentos falsos e não apague os negativos, tente resolvê-los, pois isso dá um retorno mais positivo sobre o quanto você é transparente e preocupado com a satisfação de seus clientes. Se você tem dificuldades para utilizar a Prova Social nas suas estratégias de marketing, entre em contato conosco para conversar sobre todas possibilidades de fazer seu negócio crescer na internet.



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