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São Vicente - São Paulo - Brasil, 24 de agosto de 2019.
 

27/03/2019
Marketing
Se aproxime de seus clientes com a automação de e-mail marketing
O e-mail marketing é essencial em qualquer campanha de marketing digital. No passado foi visto como propaganda, hoje é considerado uma ferramenta de destaque com características valiosas e únicas. O e-mail marketing está ativamente presente e atual nas estratégias de marketing das companhias. E para facilitar esse processo, a automação de e-mail marketing tem ajudado muitas empresas a alcançar excelentes resultados.

O que é automação de e-mail marketing?


Se a sua empresa está dando os primeiros passos no marketing digital, é possível que você tenha encontrado dificuldades para gerenciar uma extensa lista de contatos ou enviar e-mails em grande escala. A automação de e-mail marketing existe justamente para acabar com esse problema, é basicamente o uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing digital, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações.

Qual a sua função?


São diversas as ações que podem ser automatizadas em um fluxo por e-mail. Desde um envio de boas-vindas até mensagens mais detalhadas, como informações sobre atualizações dos seus serviços ou novos produtos em seu catálogo.

Como escolher a ferramenta?


Para escolher a melhor ferramenta de automação de e-mail marketing, é imprescindível que você fique atento a todas as funcionalidades oferecidas pelo software, exemplo:

  • Segmentação dos envios de e-mails;
  • Gerenciamento da lista de contatos;
  • Otimização dos resultados das campanhas;
  • Integração com outros serviços.

Por onde começar?


Para iniciar a estruturação e implementação de um fluxo de automação por e-mail marketing é necessário avaliar diversos pontos, dentre eles a definição de uma plataforma de automação lhe ajudará a implementar todas as ações desejadas.

Uma opção grátis é o MailChimp plataforma de envio de e-mail marketing, umas das mais eficazes da atualidade. Em apenas 20 minutos qualquer pessoa com conhecimento básico de Internet pode criar e enviar uma campanha dentro do site. Simples e rápido. O mais bacana é que o Mailchimp te permite 12.000 disparos grátis.  Leia nosso post sobre a utilização do Mailchimp.

Fluxos de Automação


Antes de disparar e-mails para seus contatos, saiba que existem algumas comunicações que podem e devem ser automatizadas através dos fluxos de automação, justamente para trazer uma experiência de relacionamento similar para todos os seus clientes. São elas:

1. Após realizar o cadastro

  • Boas-vindas para novos contatos;
  • Newsletter com as principais novidades de sua empresa;
  • Envie notificações sobre a entrada de novos posts em seu blog;
  • Envie as ofertas especiais.

2. Clientes que realizaram a primeira compra

  • Envios de acordo com produtos adquiridos;
  • Produtos que tenham sido adquiridos recentemente;
  • Primeiros passos, dicas de como iniciar a utilização do serviço contratado.

3. Clientes ativos

  • E-mails de pesquisa, bem como sugestões de melhoria;
  • Produtos com valor mais elevado, mostre novos produtos para seus clientes ativos;
  • Obtenha mais informações sobre os seus clientes;
  • Use seu público engajado para ampliar sua marca.

4. Clientes inativos

  • Solicitação de feedback;
  • E-mails de retenção.

5. Após o cancelamento

  • Incentivos para reto;
  • Experimente novas formas de comunicação. A partir do feedback recebido pelo seu público, verifique quais ações tomar para qualificar sua estratégia de comunicação.

Os envios apresentados anteriormente são apenas alguns exemplos de como estabelecer uma comunicação objetiva com seu público. Tenha em mente que a situação atual de cada um dos contatos deve ser respeitada, para que você consiga realizar as ações de forma correta. Se sua empresa ainda não possui uma ferramenta de automação, ou se você precisa de ajuda para desenhar sua estratégia entre em contato conosco vamos auxiliar a estruturar as ações apresentadas acima de forma simples e objetiva.



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