Segmentação de mercado, aprenda a selecionar seu público alvo

Dicas poderosas para segmentação de clientes no marketing digital.

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A plataforma digital trouxe mudanças na velocidade de um clique, as interações se tornaram mais rápidas e a troca de informações se intensificou. Com isso, o marketing digital tem um novo desafio em suas mãos: a segmentação de clientes.

Segmentar público quer dizer estudar clientes, isso abrange variáveis macro como gênero, idade, região geográfica, e variáveis micro como quantidade de interações com a marca, preferências de gosto, etc. Esse levantamento de dados tem a intenção de entender mais sobre seus consumidores.

A partir disso é criado um banco de dados que determina o perfil de um consumidor ou de um grupo de consumidores para que os mesmos sejam alvo de uma ação de comunicação. Alguns desses bancos usam uma modelagem estatística para criar modelos preditivos de comportamento para se ofertar produtos. A ideia é fidelizar aqueles que mais interagem ou até mesmo entrar em contato com novas personas.  No final isso aumenta as vendas e o ROI, consequentemente. 

Quais são os tipos de segmentação?


Existem diversos tipos de segmentação, confira abaixo a lista de cinco modelos de segmentação que você pode utilizar no seu negócio.

1. Segmentação demográfica

É o tipo de segmentação em marketing digital mais básico que existe. Leva em consideração dados como, por exemplo:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • poder aquisitivo;
  • localização geográfica;
  • estado civil;
  • nacionalidade;
  • religião.

Ao segmentar demograficamente um determinado público, você tem grandes grupos com características semelhantes, o que ainda não é o ideal para travar uma conversa personalizada, afinal, você não consegue identificar, com detalhes, o comportamento dessas pessoas.

2. Segmentação socioeconômica

Nesse tipo de segmentação em marketing digital, você identifica dados complementares à segmentação demográfica e melhora sua capacidade de compreensão sobre o público que pretende atingir. São levantados dados como, por exemplo:

  • escolaridade;
  • profissão;
  • renda;
  • classe social;
  • posse de bens.

3. Segmentação geográfica

Apesar de a localização de moradia do consumidor figurar na segmentação demográfica, também podemos fazer apenas uma segmentação geográfica, buscando compreender as características da população de uma determinada localidade. É o caso, por exemplo, de uma empresa de sorvetes artesanais. Será que ela seria bem-sucedida fazendo feiras no mês de julho em Campos do Jordão?

4. Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica vai mais a fundo no conhecimento sobre o consumidor e busca identificar características mais subjetivas, como personalidade, estilo de vida e classe social.

5. Segmentação comportamental

Temos também a segmentação comportamental, uma das maiores aliadas no marketing digital. Isso porque atualmente temos diversas ferramentas que permitem monitorar e analisar o comportamento dos internautas. Esse tipo de segmentação serve para que você ofereça produtos, serviços e também uma comunicação personalizada, alinhada com as atitudes que o consumidor vem tomando.

Para que a empresa tenha uma boa segmentação de clientes, é preciso conhecer bem o seu cliente e saber o porquê dele consumir os produtos e se relacionar com a marca. Da mesma forma é necessário ter claro qual seu propósito de negócio, pois é ele quem vai atrair clientes.

Por mais subjetivo que isso possa parecer, essa é a melhor variável para conseguir segmentar os clientes de forma assertiva. Segmente a prospecção na sua empresa, faça como o Backsite implante sua ferramenta própria de marketing digital. Entre em contato conosco.