Aprenda o que é Lead e aproveite todas as oportunidades

Descubra o por que sua empresa precisa investir na geração deles para sobreviver no mercado moderno.

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Lead é um contato que demonstra algum tipo de interesse em algum produto ou serviço da sua empresa. Em outras palavras, leads são oportunidades de gerar novos negócios.

Um visitante pode ser considerado lead, ou vice e versa?

Lead é aquele visitante que fez contato com seu negócio. Se o visitante apenas navegar em sua página sem demonstrar interesse, sem fornecer nenhum dado para contato ele não pode ser considerado lead.

Mesmo que o número de visitantes do seu site seja alto, se eles não fornecerem nenhuma informação sobre eles, serão considerados apenas visitantes, ou apenas números.

Lead é aquela pessoa com quem você trocou cartão em um evento, aquela pessoa que foi indicada por alguém, ou que chegou até sua empresa por meio do seu site, por exemplo.

Como conquistar leads?

Para gerar leads para seu site você pode utilizar técnicas de marketing digital, como por exemplo, as iscas digitais, em formatos de vídeos instrutivos, posts em blog, palavras chave no google, otimização de busca, usabilidade e posts em mídias sociais, criação de e-books, entre outros.

Se você tem interesse em saber mais sobre como conquistar leads utilizando técnicas de marketing digital, confira o nosso post “Como atrair novos clientes para seu site e ampliar a reputação da sua marca”.

Normalmente os principais leads são captados através da chamada Landing Page, uma página de conversão na qual as pessoas entram em contato com sua empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre serviços ou produtos. Para te auxiliar temos um post com tutorial de criação de landing page, que vai instruir passo a passo com este processo.

Além das técnicas de marketing digital, existem também páginas na internet que colaboram com a lista de contatos para iniciar o processo, por exemplo, site de Sindicatos, IBGE, Associação Comercial ou Sebrae possuem essas informações.

Uma dica grátis é acessar sites de guia de empresas para obter leads. O endereço www.entrei.net
 é um bom exemplo para procurar as oportunidades por região.

Qual a diferença entre lead, prospect e cliente?



Por esta imagem é possível entender como funciona o método de vendas e quais são as diferenças entres as partes do processo.

Os leads aparecem no topo do funil, em maior quantidade.

Uma porcentagem desses leads se torna prospects, que são leads mais qualificados que demonstraram real interesse em fazer negócio.

Quando os prospects param de pedir informações e decidem comprar seus produtos ou serviços eles se tornam clientes e aparecem na base pirâmide.

Por que sua empresa precisa gerar leads?

Um dos principais objetivos do marketing digital é converter um visitante em lead e assim por diante até concretizar a venda.

Gerar leads é criar oportunidades, é tornar o seu negócio tão atraente a ponto de fazer de um mero visitante alguém realmente interessado em saber mais sobre a sua marca e, consequentemente, disposto a realizar conversões.

Gerar um conteúdo criativo, que mostre o valor da sua marca e que encante as pessoas é o que mais vai contribuir para o sucesso do seu negócio.

É mais valioso conquistar maior número de contatos dispostos a consumir a sua marca do que se orgulhar de um número grande de visitas, que não necessariamente fará diferença nos lucros da empresa.
O Backsite possui um aplicativo específico de vendas para fazer o gerenciamento comercial e te auxiliar no processo de conversão de leads, prospects e clientes.

Um sistema completo para sua empresa! Com ele você pode acompanhar todas as etapas comerciais, de maneira individual, até o fechamento da venda, do seu computador, tablet ou celular. Simplifique a gestão dos seus negócios, entre em contato conosco e faça um orçamento.