Site Oficial Integrado
Para a elaboração do site oficial do órgão vários aspectos importantes são relevantes para o sucesso do projeto. Aspecto visual, facilidade de uso, informação útil e de qualidade, ferramentas para o cidadão e tecnologia de ponta lutam disputando prioridades. Uma das maiores dificuldades do gestor é conseguir unir todos os elementos sem prejudicar nenhum deles.
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Intranet do Servidor Público
Dentro de um órgão público é comum encontrar um conjunto de soluções com muitos endereços de sistemas ou diversos aplicativos instalados para que o servidor público possa executar suas atividades. Não é difícil perceber que um servidor utiliza o telefone ou o ramal para obter informações com seus colaboradores. Também é bastante comum que arquivos sejam distribuídos por e-mails, redes locais ou dispositivos de armazenamento, como pendrives, para trocar os documentos necessários para a execução das atividades do dia-a-dia.
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Protocolo e Gestão de Processos
Os processos representam uma das principais ferramentas de registro das atividades de um órgão público. Organizar um processo com o registro claro da tramitação, localização de um processo e visualização dos documentos originais pelo servidor público ou pelo cidadão através da internet pode ser uma tarefa complexa de se resolver.
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Portal da Transparência
Atualmente os órgãos públicos passam por uma dificuldade bastante comum no atendimento da Lei 131. As empresas que oferecem os sistemas contábeis para o órgão não possuem recursos sofisticados de internet e as empresas de internet não possuem sistemas contábeis.
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Lei de Acesso à Informação
Oferecer informações para o cidadão agora é lei e não adianta fazer apenas um formulário contendo um “fale conosco”, ou tentar resolver as coisas por e-mail. Certidão da informação, classificação do sigilo da informação e controle de prazos são preocupações que o órgão deve ter para o pleno atendimento da legislação.
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Software de Apoio à Gestão
Desenvolver a gestão pública é tomar decisões acertadas sobre as diversas áreas de atuação. Decidir com base em informação nem sempre é uma tarefa fácil para o gestor. Conseguir e organizar estas informações certamente são a atividade que mais exige energia e determinação dentro de um órgão público.
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Geoprocessamento
Obter uma base de ruas para integrar com os sistemas e relatórios do órgão público sempre é uma tarefa cara, pesada, complexa e demorada. Algumas soluções utilizam recursos de mapas gratuitos disponíveis na internet que dificultam a identificação de áreas ou logradouros com nomes populares e atualizados.
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Cartão Cidadão
Com tantos sistemas espalhados pelo órgão público fica difícil manter uma base organizada dos cidadãos que são atendidos pela instituição. Uma base única do cidadão onde podemos
consultar e estudar seu comportamento e a eficiência dos serviços parece ser uma atividade cada vez mais distante.
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