A taxa de conversão é a métrica utilizada para analisar os resultados alcançados das ações de marketing digital. Nada mais é que a relação entre conversões X número de visitas. Chamamos de conversão toda ação induzida na página, podendo ser uma compra, cadastro, download, interação, dentre outras. Portanto, a taxa é referente ao número de vezes que essa ação foi concluída.
Exemplo: ao criar uma ação no Google Adwords para divulgar um e-Book você atraiu o número de 800 visitas no seu site. Dividindo este valor pelo número de formulários preenchidos para download do e-Book, você terá sua taxa de conversão.
Taxa de Conversão = Total de conversão / visitantes x 100
Taxa de Conversão = 40 formulários preenchidos / 800 visitantes x 100 = 5% taxa de conversão
Por que devo saber a taxa de conversão?
A taxa de conversão é importante para seu negócio pelo simples fato de lhe fornecer informações sobre seu alcance, sendo possível também medir a sua lucratividade. Além disso, a partir dos números obtidos através do seu cálculo, você pode escolher as melhores estratégias de marketing digital a serem adotadas pela sua empresa, tornando-a cada vez mais competitiva no mercado. Ou seja, você pode utilizar a taxa de conversão como um termômetro para saber quando as coisas estão indo bem ou não e a partir disso direcionar ações para melhoria do negócio.
Como aumentar a taxa de conversão?
Depois de explicamos melhor o que é a taxa de conversão, é hora de saber como aumentá-la. Há diversas estratégias online que podem ajudar a melhorar os resultados do funil de vendas do seu negócio. Abaixo listamos as principais, confira!
1. Faça uso de Landing Pages
Landing Page é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade e o interesse do público em um produto específico, além de melhorar o conhecimento da sua marca em relação ao público. Você também pode conseguir fortalecer vínculos e aumentar a confiança entre o cliente e a empresa graças a essa divulgação.
Além disso, a Landing Page deve ter um título bem claro sobre do que se trata a oferta, quais os benefícios em adquiri-la, imagens de qualidade profissional e, se for possível, um pequeno vídeo explicativo. Se quiser saber mais sobre o tema, acesse nosso post específico sobre
Landing Page.
2. Invista em design focado em conversões
O visual de suas páginas não deve ser pensando exclusivamente com foco na estética do site. O layout dos seus conteúdos, especialmente para suas Landing Pages, precisam de uma estrutura organizacional que ajude a aumentar suas conversões.
3. Trabalhe seus leads
Leads possibilitam a conversão em futuras vendas, e também mantém clientes interessados na marca, aumentando assim as chances de up selling e cros selling. Uma Landing Page pode aumentar a criação de leads, com o formulário de cadastro bem visível e uma Call To Action convincente.
4. Utilize links patrocinados
Quando é criada uma campanha de links patrocinados, a Landing Page é fundamental para que você obtenha sucesso nessa campanha. Com a ferramenta de segmentação de campanhas Google AdWords na web, é possível atingir um público específico criando a mensagem certa para ele.
5. Menos é mais
Não encha seu site de informações que não são interessantes para seus visitantes e que não ajudam na caminhada dele pelas etapas da jornada de compra até que ele finalmente se converta em um cliente. Isso atrapalha muito a taxa de conversão. Quanto mais opções de botões e elementos na página que possam distrair e que não contribuem com a conversão, pior. Mantenha o foco no que interessa.
6. Conheça bem o seu buyer persona
No trabalho de definição das personas, busque sempre as maiores dores, e entenda como a sua empresa pode ajudar a resolver essa questão. Quando você tem essa resposta bem clara, poderá pensar em boas opções de ofertas (e-books, webinars, infográficos) que certamente terão mais conversões do que materiais que não são do interesse do seu público. Sendo assim, conhecer bem sua persona é fundamental.
7. Tenha CTAs claras e bem posicionadas
As Calls To Action (CTAs) são os botões ou chamadas de seu site que levarão seus visitantes às landing pages ou a realizarem alguma ação determinada, como uma compra online. Em primeiro lugar, para ter boas conversões, você precisa ter CTAs claras, que especifiquem bem o que você está oferecendo. Use também frases que despertem o senso de urgência nos internautas que estão em seu site, de maneira que eles sejam instigados a agir conforme você está sugerindo na CTA.
Além disso, para aumentar a sua taxa de conversão é importante ter Call To Actions em sua home e nos posts de seu blog, para garantir que as pessoas que chegam ao seu site por tráfego orgânico ou mídias sociais conheçam o que você tem a oferecer, aumentando suas chances de convertê-las. Se quiser saber mais sobre o tema, acesse nosso post específico sobre
Call To Action.
A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes e deve estar na a mira dos gestores de empresas de quaisquer segmentos, pois trata-se de uma informação gerencial que serve como uma das bases para melhorar os aspectos que interferem diretamente nas vendas.
Para que seu negócio alcance a performance desejada, saiba identificar os pontos fortes e fracos e explorar oportunidades para melhorar seus resultados. Para tanto, não deixe de acompanhar e medir a sua taxa de conversão. Conte com a ajuda do Backsite para impulsionar seu negócio,
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